v. 3, n. 2 (2009)

DOI: 10.3895/S1981-368620090002

“A gente não quer só comida...”. Como já diz a conhecida música dos Titãs, não nos satisfazemos apenas em comer, ingerir calorias, queremos saber o que estamos ingerimos, se este alimento tem qualidade, se trará benefícios para a saúde ou se implicará em riscos e que tipos de riscos. Hoje, a segurança dos alimentos não é mais um diferencial e sim uma obrigação. Portanto, não basta produzir um alimento seguro, a indústria precisa inovar.

A novidade, sem dúvida, atrai os tão disputados consumidores. A variedade de marcas de um alimento dificulta a escolha. A fim de facilitar essa escolha, as indústrias procuram evidenciar o diferencial de seus produtos para chamar a atenção e conquistar os consumidores que, cada vez mais, se preocupam em buscar o bem-estar através de uma alimentação saudável. Outro aspecto importante que tem sido levado em consideração é a preservação ambiental. Empresas que minimizam e/ou reaproveitam resíduos industriais tem ganhado a simpatia e a confiança dos consumidores.

Nesse contexto, esta edição da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial (RBTA) divulga trabalhos direcionados à manutenção da saúde dos consumidores, abordando tanto a caracterização e a produção de alimentos nutricionalmente mais ricos, como o desenvolvimento de produtos para pessoas com restrições alimentares, o que fica evidenciado nos artigos “Pão com adição de inhame”; “Suco tropical enriquecido com polpa de banana (Musa spp.) verde”; “Caracterização física e química e perfil lipídico de três espécies de peixes amazônicos”; e “Efeito da substituição do açúcar por oligofrutose em bebida láctea achocolatada”. Outros aspectos importantes discutidos são a segurança, os riscos e a estabilidade dos alimentos, temas abordados pelos artigos “Avaliação das condições higiênico-sanitárias do leite cru em pequenas propriedades do município de Bom Sucesso – PR”; “Caracterização físico-química e microbiológica do leite ‘in natura’ comercializado informalmente no município de Garanhuns – PE”; “Avaliação microbiológica do queijo tipo mussarela e queijo colonial comercializado na região oeste do Paraná”; “Análise dos surtos notificados de doenças transmitidas por alimentos no estado de São Paulo entre 1995 e 2008” e “Estudo do comportamento do hidroximetilfurfural (HMF) em méis armazenados em recipientes de plástico e metal”. A RBTA traz ainda os artigos “Elaboração de biscoitos com adição de farinha de casca de batata (Solanum tuberosum l.)” e “Avaliação dos conceitos de produção integrada de frutas à produção de maçã na região centro sul do Paraná”, que abordam respectivamente o aproveitamento de resíduos na indústria de alimentos e a importância de buscar constantemente o aprimoramento da qualidade no setor da fruticultura.

A RBTA mantém o propósito de oportunizar a divulgação dos mais diversos trabalhos científicos e tecnológicos no setor agroindustrial, contribuindo assim para a disseminação do conhecimento gerado.

Profa. Msc. Leidi Daiana Preichardt

Sumário

Artigos

Maike Taís Maziero, Cristina Maria Zanette, Fabíula Melissa Stella, Nina Waszczynskyj
PDF
José Mauro Giroto, Kellen Cristiane Ribeito da Rocha, Suzana Helena Vogelaar
PDF
Grasiele Scaramal Madrona
PDF
Grasiele Scaramal Madrona, Caroline Ortega Terra, Camila Benedetti Penha
PDF
João Rufino de Freitas Filho, João Silva de Souza Filho, Tiago Marques Gonçalves, José Johnathan Ferreira de Souza, Adriano Henrique Izidoro da Silva, Heraldo Bezerra de Oliveira, Janieire Dorlamis Cordeiro Bezerra
PDF
Adriana Reis de Andrade Silva
PDF
Tábata Tayara Garmus, José Raniere Mazile Vidal Bezerra, Maurício Rigo, Katielle Rosalva Voncik Córdova
PDF
Francielly T. Dos Santos-Koelln, Ademir Mattana, Eliane Hermes
PDF
Dyego da Costa Santos
PDF
Laurí Mayer, Wladimir Padilha da Silva
PDF
Ádria de Sousa Bentes, Hugo Antonio Lima de Souza, Marilda Garcia Simões, Xaene Maria Fernandes Duarte Mendonça
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr