Edições anteriores

2023

v. 17, n. 1 (2023)

Atenção: o registro DOI deverá ser atribuído até a primeira quinzena de agosto de 2023.

2022

v. 16, n. 1 (2022)

Atenção: O registro DOI dos artigos já foi solicitado










2013

v. 7, n. 2 (2013)

A Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial (RBTA) é uma publicação vinculada ao Curso de Graduação em Tecnologia em Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Ponta Grossa.

Desde 2010, a RBTA permite oportunizar a divulgação dos mais diversos trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos em centros de pesquisa ligados à ciência, tecnologia e agroindústria. Possibilitando, dessa forma, o conhecimento de métodos, processos e aplicação de resultados.

Neste número são apresentados alguns temas relacionados à: Química, Física, Físico-Química e Bioquímica dos alimentos; Valor nutritivo dos alimentos; Aproveitamento e bioconversão de resíduos agroindustriais; Propriedades térmicas dos alimentos e Instalações industriais de produção de alimentos.

Agradecemos aos autores pelo interesse na publicação de seus trabalhos na RBTA.

Convidamos que outros autores venham a colaborar, enviando seus trabalhos para publicação.

E esperamos atender às expectativas de todos aqueles que pesquisam, trabalham, conhecem ou que querem adquirir conhecimentos do setor agroindustrial brasileiro.

César Augusto Canciam

 

v. 7, n. 1 (2013)

Neste volume 7, número 1, passamos das 1000 páginas publicadas. Nessa caminhada da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, vários temas foram abordados.
A partir do próximo número, serão realizadas modificações no sistema de envio e avaliação de artigos, que permitirá agilidade no processo e maior transparência aos autores e revisores. A exigência de qualidade cada vez mais irá estar adequada aos requisitos de exigência da CAPES para avaliação de periódicos.
Os profissionais do setor de alimentos devem manter seus olhos inteiramente voltados para o dinamismo imposto ao processo de desenvolvimento e cumprimento de exigências feitas a este setor demasiado complexo.
Este desenvolvimento pode estar relacionado à criação de alimentos para públicos específicos ou mesmo que propiciem a agregação de valor em produtos regionais e/ou de baixo valor, quando em estado in natura.
As exigências impostas a este setor caracterizam, por exemplo, a permanente vigilância ao cumprimento dos padrões de identidade preconizados pela legislação, o uso de ferramentas de qualidade e segurança alimentar em todos os momentos do processo, assim como o contínuo controle de qualidade dos alimentos e matérias-primas empregados. Sem descuidar da peça chave de todo este mecanismo, os produtores rurais, fornecedores da matéria-prima de excelência, e os manipuladores, agentes de transformação que tornam todo este processo possível.
É com esta visão que valoriza muitos dos aspectos da fascinante área de alimentos, que este número da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial inicia as atividades para o ano de 2013.

Os Editores com a colaboração especial da
Profª Dra. Maria Carolina de Oliveira Ribeiro


2012

v. 6, n. 1 (2012)

A indústria brasileira de alimentação apresentou um faturamento de R$ 383,4 bilhões em 2011, com crescimento nominal em valor de produção na ordem de 15,93%. O mercado interno incluindo comercio de produtos alimentícios mais fast food, representaram um valor total de R$ 293,4 bilhões, empregando 1.621.000 de trabalhadores. Existe uma projeção para 2012 de geração de mais 91.000 empregos no setor, dados fornecidos pela ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação).

                O setor de bebidas frias, envolvendo água, cerveja e refrigerantes estima a geração de 313 mil novos empregos neste ano de 2012, com expectativa de aumento nos próximos anos visando os grandes eventos esportivos e principalmente a Copa do Mundo em 2014.

                Este cenário promissor leva a necessidade de forte formação profissional, qualificação de mão-de-obra, desenvolvimento de produtos e formação de grupos multidisciplinares. A ABINAM (Associação Brasileira das Indústrias de Água Mineral) criou um grupo formado por Químicos, Engenheiros Ambientais, Biólogos e Tecnólogos de diversas áreas, visando dar suporte ao aumento de consumo já consolidado e para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

                A RBTA em seu sexto ano, sem dúvida tem contribuído para a qualificação profissional, publicando em suas edições uma gama abrangente de pesquisas relacionadas ao setor agroindustrial brasileiro. Nesta edição contempla artigos como o que avalia a qualidade higiênico-sanitária e microbiológica de sucos in natura sabor manga, acerola, goiaba e caju comercializados por vendedores ambulantes nas vias públicas da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Mantém ainda sua especial preocupação com as questões ambientais, mostrando que o setor, neste momento pós Rio+20, está conectado com as demandas por produções sustentáveis. O artigo que avalia a atividade antioxidante do extrato hidroalcoólico da casca da manga Ubá, um resíduo do processamento desta fruta é mostra desta linha da revista ao longo da sua existência.

                Dessa forma, esperamos atender as expectativas de todos aqueles que interagem neste grande setor da agroindústria brasileira: pesquisadores, produtores de alimentos e principalmente aos consumidores que exigem inovações, qualidade e sustentabilidade ambiental na cadeia alimentar.

 Os Editores.


2011

v. 5, n. 2 (2011)

Estamos nós diante de uma enorme crise alimentar mundial? Após várias décadas de indiferença, a opinião pública descobre gradualmente a amplitude do desafio: para alimentar convenientemente nove bilhões de seres humanos em 2050, será necessária a produção crescente de alimentos que respondam às normas de qualidade, com respeito também ao meio ambiente. Além disso, deverá levar-se em conta que uma parte das terras será utilizada para a produção de energia e de bens industriais, ou o armazenamento de carbono e a proteção da biodiversidade. Assim, supõe-se que se deverá inovar, reduzir as perdas e os desperdícios, diminuir os consumos alimentares excessivos e desequilibrados e simultaneamente, sair da pobreza.

Frente a esses cenários possíveis, a nível planetário,investigadores do mundo inteiro consagram os seus trabalhos de pesquisa, de identificação e caracterização de produtos vegetais pouco explorados e de aplicação tecnológica, publicados nos mais diversos níveis de profundidade. Assinalar o desafio é possível, mas são obrigatórias profundas mudanças, nomeadamente nos nossos hábitos de consumo e de produção.

Nesse segundo número do volume 5, da RBTA, anunciamos nossa intenção de aumentar o número anual de artigos publicados, com abrangência nacional, passando ao lançamento quadrimestral. Contamos com o interesse dos autores na área de Tecnologia e Ciência Agroindustrial, bem como a colaboração de nossos revisores ad-hoc, em maior número e mais participantes no processo de publicação.

Até breve, em abril, com o volume 6, n. 01, da RBTA.

E um 2012 pleno de realizações e sucesso, e acima de tudo, de muita paz.

 

Os editores.


1 a 25 de 35 itens     1 2 > >> 


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr