Temos a grata satisfação de apresentar mais uma edição da Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologias, já consagrada no meio científico por sua linha editorial e qualidade dos trabalhos que divulga. Desta feita, são dezoito artigos, os quais dividimos em dois grupos. O primeiro deles é constituído de seis artigos submetidos diretamente à revista e o segundo de doze, resultados de uma seleção realizada entre os trabalhos apresentados no 3º Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia – SINECT – na Universidade Tecnológica do Paraná, Campus de Ponta Grossa.
São apresentados artigos de diversos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Acre, dentre outros, numa diversificação grande de temas partindo da Educação Inclusiva, tema atual e de discussão nacional neste momento. Nesse artigo é apresentada uma análise qualitativa da produção brasileira sobre o tema, publicada em quatro periódicos de ampla abrangência nacional. A análise comprova que há pouca pesquisa a respeito e que o tema educação inclusiva se torna atual para investigações em Educação Matemática. Na sequência, um ensaio teórico discute o porquê da Filosofia, da História e Sociologia da Ciência poderem contribuir para a superação de um ensino de Ciência prático-utilitário. A discussão é feita à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e seus autores defendem uma abordagem em que as três áreas articulem perspectivas internalista e externalista nos processos de ensino e de aprendizagem.
O terceiro artigo contempla ações elaboradas, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, sobre a aplicação de uma síntese do biodiesel etílico a partir do óleo de frituras doado por estudantes. O quarto artigo teve por objetivo observar aulas de Biologia no Ensino Médio, utilizando a técnica da controvérsia controlada, verificando se os estudantes obtiveram maior ou menor senso crítico a respeito do tema controverso proposto. O estudo de caso, constante do quinto artigo, trata de uma proposta de abordagem de funções da Química Orgânica, no caso abordando medicamentos, no Ensino Médio de uma escola pública. Foi comprovado, com a pesquisa realizada, que a utilização da estratégia didática utilizada favoreceu a aprendizagem de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e motivação para o estudo de Química. Finalizando o primeiro grupo de artigos, é analisada uma intervenção pedagógica quanto ao papel do professor e do aluno num curso de formação em grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram identificados, por meio da análise dos diários de aula, conjuntos de categorias quanto aos dois papeis na abordagem das ciências.
O primeiro artigo dos doze que compõem o segundo grupo trata de estudo histórico sobre a tendência de pesquisa educacional denominado Movimento para Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, o qual é constituído de movimentos sociais e políticos que visam tomada de consciência e maior participação dos cidadãos em decisões envolvendo ciência e tecnologia. O artigo seguinte aborda pesquisa realizada com 30 professores em serviço que cursavam uma disciplina de Educação Ambiental num Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A metodologia utilizada foi utilização de vídeos digitais para desencadear o processo de ensino e de aprendizagem. Possíveis conexões entre Educação Matemática e Semiótica é o tratado no terceiro artigo deste grupo, na qual os autores utilizam a pesquisa bibliográfica para apresentar histórico sobre a Ciência da Semiótica e, também, as contribuições filosóficas para a Educação Matemática de Charles Anders Peirce. No quarto artigo, as autoras utilizam o sistema massa-mola para realizar um experimento utilizando o GeoGebra no tratamento do tema função, de forma dinâmica. Utilizam representações semióticas de Duval, acreditando que essa forma de abordar o assunto possa proporcionar uma melhor compreensão do objeto matemático.
O quinto artigo utiliza a rede social Facebook como forma de atingir os educandos, pelo interesse que as redes despertam nas pessoas atualmente, não podendo o professor deixar de estar atualizado e trazer as inovações para a sala de aula, diversificando suas metodologias de ensino. O sexto artigo trata do meio ambiente em uma pesquisa utilizando o jogo Trilha Ecológica Capixaba, mostrando, por meio de uma pesquisa qualitativa, como alunos de 6º ano do Ensino Fundamental realizam a atividade. O sétimo artigo trata de uma proposta de discussão em uma sala de aula com estudantes do Ensino Médio a respeito de conceitos de ética animal, dentro do conteúdo de Ecologia Geral. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o oitavo artigo discute sobre o porquê e para quê ensinar Ciências desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. As autoras concluem que investigar em educação científica, desde os anos iniciais, é primordial para a construção de uma sociedade democrática, economicamente produtiva, mais humana e sustentável.
O Programa Ciência Vai à Escola visa a aproximar a Universidade das Escolas de Educação Básica por meio de exposições itinerantes, palestras, cursos e oficinas em diversos locais, tanto acadêmicos, escolares ou públicas. Esse é o tema que aborda o artigo 9. Já o artigo dez apresenta uma pesquisa exploratória por meio de levantamento bibliográfico, na qual é analisada a abordagem da Promoção da Saúde envolvendo as séries iniciais do Ensino Fundamental. No artigo onze é feito um estudo quantitativo sobre o grau de motivação e estratégia pessoal de estudo da disciplina Física entre alunos do Ensino Médio, curso técnico e engenharias. Analisa também a realização de atividades práticas em laboratório. Completando o elenco, o artigo doze, intitulado “Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental”, trata de um estudo de caso em que os autores aplicaram uma sequência didática envolvendo o filme “Uma prova de amor” no ensino de genética básica para uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo havido a conclusão que a metodologia mostrou-se relevante no processo de ensino aprendizagem.
Esperamos que os trabalhos aqui apresentados possam ser úteis para investigações futuras, bem como para o professor na reflexão e elaboração de suas aulas, uma vez que todos eles estão abordando o ensino em diversas vertentes. Desejamos a todos uma excelente leitura.
Prof. Dr. José Carlos Pinto LeivasSumário
Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
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Wellington Pereira de Queirós, Antonio Fernandes Nascimento Júnior, Daniele Cristina de Souza
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Leandro Araújo de Azevedo, Claudia Cristina Cardoso Bejan, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida
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Liliane Baldan Zani, Claudia Lougon Paiva, Ian Drumond Duarte, Mirian do Amaral Jonis-Silva
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Juliana Alba, Tania Denise Miskinis Salgado, José Cláudio Del Pino
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Paulo Varela, Ana Patrícia Martins
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Silmara Alessi Guebur Roehrig, Sérgio Camargo
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Murilena Pinheiro de Almeida, Luis Maurício Martins de Rezende, Siumara Aprecida de Lima
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Gefferson Luiz dos Santos, Rosana Figueiredo Salvi
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Marília Zabel, Ivanete Zuchi Siple
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Amélia Milagres Fumian, Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
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Leonardo Salvalaio Muline, Adriane Gonçalves Gomes, Manuella Villar Amado, Carlos Roberto Pires Campos
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Marcela Teixeira Godoy, Carlos Eduardo Laburu, Osmar Henrique Moura da Silva
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Juliana Pinto Viecheneski, Marcia Carletto
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Victor E. Pauliv, Luciana C. Carvalho, Camilla Felippe, Rafaela Bobato, Fernando A. Sedor
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Edgar Miranda da Silva, Daise Pires Silva de Oliveira, Maricélea Silva do Nascimento, Rita Vilanova Prata
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Alcides Goya, José Aloyseo Bzuneck, Ivo Aparecido Goulart
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Helania Mara Grippa Rui, Patrícia Bastos Leonor, Sidnei Quezada Meireles Leite, Manuella Villar Amado
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