A produção de vídeos digitais: uma situação de aprendizagem na formação de professores de ciências

Murilena Pinheiro de Almeida, Luis Maurício Martins de Rezende, Siumara Aprecida de Lima

Resumo


O presente estudo tem por propósito analisar as implicações da produção de vídeos digitais enquanto situação aprendizagem interdisciplinar significante, em sala de aula. Em sua consecução fez-se uso da abordagem qualitativa, orientada por um viés exploratório e do delineamento da pesquisa-ação. Participaram deste estudo 30 professores do município de Marechal Thaumaturgo – Acre, licenciandos que á época da realização deste estudo cursaram a disciplina Educação Ambiental componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre em um programa de formação docente em serviço. A produção obtida com esse o processo de ensino articula os problemas socioambientais vivenciados pela comunidade com uma rede de saberes que transitam por vários campos disciplinares conectando-os às práticas sociais, à literatura cientifica. Os recursos tecnológicos podem ser utilizados nas escolas fundamentados em uma ética humanitária e solidária. Portanto, abordar conteúdos de ensino por meio da confecção de vídeos digitais desencadeia um processo de ensino e de aprendizagem capaz de proporcionar uma interação dialógica e dialética entre diversos contextos e vários campos de conhecimentos e saberes. Por um lado, favorece-se a construção de uma mentalidade de respeito à pessoa e ao ambiente, e por outro, permite-se a atuação em redes de informação e viabilizam um processo de emancipação da pessoa, possibilitando uma participação social cada vez mais democrática e eficiente. E da mesma maneira, possibilita aos professores a elaboração dos próprios materiais didáticos com sentidos produzidos e significados negociados com os alunos e com própria comunidade.

Palavras-chave: Situação de aprendizagem, Vídeos digitais, Projetos de investigação, Educação Ambiental, Formação de professores de ciências.


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DOI: 10.3895/S1982-873X2013000200008

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