Por que e para quê ensinar ciências para crianças
Resumo
Este trabalho teve como foco de interesse discutir sobre a importância da educação científica desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A indagação acerca do por que e para quê ensinar ciências se constituiu como norteadora deste trabalho. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de periódicos científicos nacionais da área de Educação em Ciências, sendo selecionados sete artigos diretamente relacionados ao ensino de ciências nos anos iniciais. Buscou-se também subsídios em documentos legais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e UNESCO (2005). Com base nos autores pesquisados, defende-se que ter acesso à educação científica e tecnológica é um direito de todos e que seu ensino pode contribuir para o desenvolvimento intelectual das crianças, auxiliando a aprendizagem de outras áreas. Entende-se também que o ensino de ciências pode constituir-se em práticas de cidadania e instrumentalização dos alunos para ações responsáveis no meio social. Conclui-se que investir em educação científica desde a infância, é a peça chave para a construção de uma sociedade democrática, economicamente produtiva, mais humana e sustentável. Nessa perspectiva, torna-se essencial uma formação de professores consistente e contínua, aliada a uma cultura de trabalho coletivo entre os pares na escola e o compromisso com a realização de um ensino de ciências de qualidade. Ressalta-se que esse contexto solicita medidas como apoio institucional e implementação de políticas públicas de investimento em educação continuada em ciências para os docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Educação científica e tecnológica, Ensino de ciências, Anos iniciais do ensino fundamental.
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PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2013000200014
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