Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental

Edgar Miranda da Silva, Daise Pires Silva de Oliveira, Maricélea Silva do Nascimento, Rita Vilanova Prata

Resumo


O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.  Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e retrocessos quanto à possibilidade de contemplá-la no viés da Promoção da Saúde na escola. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória recorrendo a um levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram pesquisas desenvolvidas em ações diversas e com diferentes abordagens. Algumas pesquisas remetem a uma concepção de PS ainda baseada na saúde como ausência de doença, fazendo-se necessária a responsabilidade do indivíduo em preservar sua saúde, enquanto outras defendem uma abordagem que sustenta a responsabilidade do adoecer para além da esfera individual, delegando ao estado e a sociedade a competência do condicionamento da saúde.  O estudo apontou que na produção científica pesquisada configura-se uma visão híbrida de Promoção da Saúde, levando-nos a sugerir estudos que analisem como tais concepções têm se atualizado na prática profissional e os seus reflexos na ES presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde; Séries iniciais; Saúde.


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DOI: 10.3895/S1982-873X2013000200016

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