Promoção da saúde: uma análise das pesquisas sobre educação em saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
Resumo
O trabalho analisa como a abordagem da Promoção da Saúde (PS) vem sendo incorporada em pesquisas sobre a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos situar as pesquisas em Educação em Saúde (ES) nas tendências de Promoção da Saúde e a partir disso compreender e pontuar avanços e retrocessos quanto à possibilidade de contemplá-la no viés da Promoção da Saúde na escola. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória recorrendo a um levantamento bibliográfico. Os resultados mostraram pesquisas desenvolvidas em ações diversas e com diferentes abordagens. Algumas pesquisas remetem a uma concepção de PS ainda baseada na saúde como ausência de doença, fazendo-se necessária a responsabilidade do indivíduo em preservar sua saúde, enquanto outras defendem uma abordagem que sustenta a responsabilidade do adoecer para além da esfera individual, delegando ao estado e a sociedade a competência do condicionamento da saúde. O estudo apontou que na produção científica pesquisada configura-se uma visão híbrida de Promoção da Saúde, levando-nos a sugerir estudos que analisem como tais concepções têm se atualizado na prática profissional e os seus reflexos na ES presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde; Séries iniciais; Saúde.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2013000200016
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.