Estudo de Caso: uma proposta para abordagem de funções da Química Orgânica no Ensino Médio

Juliana Alba, Tania Denise Miskinis Salgado, José Cláudio Del Pino

Resumo


Este trabalho consiste na análise de uma experiência de aplicação do método de Estudo de Caso a uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, como forma de abordagem das funções da química orgânica por meio do tema “Medicamentos”. O objetivo desta proposta é desenvolver uma prática pedagógica que contribua para que o aluno tenha compreensão do conhecimento científico e perceba sua vinculação com a realidade que o cerca, facilitando dessa forma o aprendizado de conceitos químicos e favorecendo o fortalecimento de habilidades que possam instrumentá-lo para a tomada de decisão e o exercício da cidadania. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados, antes e depois da realização das atividades, numa perspectiva metodológica de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que a estratégia didática de Estudo de Caso favoreceu aprendizagens conceituais, desenvolvimento de habilidades e motivou os estudantes a se envolveram nas atividades propostas nas aulas de química.

Palavras-chave: Estudo de Caso, ensino de funções orgânicas, desenvolvimento de habilidades.


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DOI: 10.3895/S1982-873X2013000200005

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