Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade
Resumo
Atividades escolares que buscam a Educação Ambiental devem sercapazes de melhorar a compreensão do meio ambiente, promovendo a alteraçãodos comportamentos dos alunos para com seu ambiente e as próprias relaçõesinterpessoais. Quando se fala na modificação do comportamento, os jogos têmpapel fundamental. Desta forma, este trabalho teve por objetivo odesenvolvimento e a avaliação de um jogo didático intitulado “Trilha EcológicoCapixaba” baseado na realidade dos alunos, comprometido com o ensino deCiências e com a transformação socioambiental. O jogo foi aplicado em umaturma do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Marieta Escobar,localizada no bairro Santa Martha, no município de Vitória (ES). Trata-se de umestudo de práticas pedagógicas, desenvolvido com abordagem qualitativa,construído a partir de observações dos autores dentro de uma perspectivafenomenológica. Os resultados indicam que o jogo desenvolvido obteveresultados satisfatórios enquanto instrumento motivador do aprendizado,trazendo benefícios na construção, desconstrução e reconstrução dosconhecimentos por parte das crianças, capaz de romper paradigmas sobre asconcepções de meio ambiente. Desta forma, acredita-se que o jogo “TrilhaEcológica Capixaba” é uma atividade pedagógica lúdica capaz de modificar aconcepção dos alunos de meio ambiente para uma perspectiva maismultidimensional, que considera o meio ambiente como um sistema complexo,sensibilizando o educando de forma que valorize mais o ambiente em que vive.
Palavras-chave: Jogo pedagógico, Ensino de ciências, Educação ambiental,Metodologias lúdicas.
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PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2013000200012
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