v. 5, n. 1 (2011)

DOI: 10.3895/S1981-368620110001

Estamos entrando no quinto ano da RBTA, o que constitui uma enorme conquista para o Curso de Tecnologia em Alimentos da UTFPR - Campus Ponta Grossa e para a comunidade acadêmica brasileira.

Estudo recente publicado pelo IBGE, obtido através de uma amostragem que ouviu 34 mil pessoas entre 2008 e 2009, configurou-se no primeiro de abrangência nacional sobre o consumo individual de alimentos. Apesar de todo avanço tecnológico alcançado, esse indica que ainda há muito a se fazer na produção, conservação e a correta utilização dos alimentos pelos brasileiros. Os dados evidenciaram um consumo cada vez menor de frutas, verduras, legumes, leite e fibras do que o recomendado. Agravado pela ingestão de sódio, açúcar e gordura saturada em excesso.

É neste panorama que a RBTA tem buscado subsidiar, através da publicação de pesquisas na área agroindustrial, que de forma concreta ajudem no desenvolvimento de alimentos saudáveis e de qualidade para o consumo.

Neste número são apresentados alguns temas relacionados à tecnologia de alimentos: caracterização e aceitabilidade de tomate seco; elaboração de biscoito de farinha de buriti (Mauritia flexuosa) enriquecido com aveia; elaboração de uma bebida alcoólica fermentada a partir do suco de manga rosa (Mangifera indica L.); application of bacterial cellulose conservation of minimally processed fruits. Destacam-se também estudos em diversas áreas, como em controle estatístico de processo (CEP) na produção de álcool; avaliação de carotenóides em cenoura e analise sensorial de barras de cereais com cenoura desidratada e estudo do comportamento reológico de sucos combinados de frutas vermelhas.

Nesse ano, haverá a publicação de um número especial, com o melhores trabalhos apresentados na VIII SETAL, evento científico da UTFPR- Campus de Ponta Grossa, realizado entre 31 de maio e 03 de junho de 2011. Adicionalmente, a RBTA passará a contar com áreas de publicação, tendo em vista facilitar a submissão pelos autores.

A RBTA conta com novos colaboradores, tanto na composição do Corpo Editorial, quanto de revisores ad-hoc, com o objetivo de acelerar o processo de submissão, ainda relativamente estendido, bem como de incrementar a qualidade dos artigos publicados.

Desta forma a RBTA mantém seu objetivo de oferecer soluções tecnológicas ao setor agroindustrial, para que faça frente às enormes demandas que a população brasileira neste momento de expansão de poder aquisitivo, venha a satisfazer com qualidade suas necessidades de alimentos ricos e saudáveis.

 

Os Editores

 

 

Sumário

Artigos

Cláudia Leite Munhoz, Tiemi Umebara, Ivanise Guilherme Branco, Eliana Janet Sanjinez-Argandoña
PDF
Cintieley Araújo dos Santos, Raquelen Cardoso Ribeiro, Elen Vanessa Costa da Silva, Natácia da Silva e Siilva, Bruna Almeida da Silva, Gisele Freitas da Silva, Bruno de Cássio Veloso de Barros
PDF
Maike Taís Maziero Montanhini, Marina Caldeira Tolentino, Nina Waszczynskyj
PDF
Mary de Fátima Dias Queji, Lauren Sabim Pessoa
PDF
Claudilaine Caldas de Oliveira, Gabriel Campaner, Fabiano Takeda, Antonio Augusto de Paula Xavier
PDF
Glaucia Regina Medeiros, Angela Kwiatkowski, Edmar Clemente, José Maria Correia da Costa
PDF
Charles Windson Isidoro Haminiuk, Maria-Rita Sierakowski, Manuel Salvador Vicente Plata-Oviedo, Ivanise Guilherme Branco, Maria Helene Giovanetti Canteri, Maria Lucia Masson
PDF
Manoela Estefânea Boff Zortéa, Ivo Mottin Demiate, Marco Aurélio Praxedes, Gilvan Wosiacki
PDF
Fernando Zocche, Vinicius Cunha Barcellos, Luciano dos Santos Bersot
PDF
Denise Milléo Almeida, Rosilene Aparecida Prestes, Adenise Lorenci Woiciechowski, Gilvan Wosiacki
PDF
Mary Helen Ribeiro dos Santos, Guataçara dos Santos Junior, Eliana Aparecida Fagundes Queiroz Bortolozo
PDF
Natacia da Silva e Silva, Bruna Almeida da Silva, João Hamilton Pinheiro de Souza, Vanderson Vasconcelos Dantas, Kledson Batista dos Reis, Elen Vanessa Costa da Silva
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr