v. 3, n. 1 (2009)

DOI: 10.3895/S1981-368620090001

Houve um tempo em que a única função dos alimentos era nutrir, e nesta época pensava-se mais em quantidade do que em qualidade ou variedade. Hoje, alguns séculos depois daquela época, antes de selecionar o cardápio de nossas refeições pensamos na qualidade, na composição, na origem, na biodisponibilidade, na segurança alimentar, na funcionalidade, pensamos também na qualidade e, por fim, na quantidade. Não basta satisfazer as necessidades nutricionais, é preciso satisfazer as necessidades psicológicas.

Em um universo repleto de seres consumistas, ávidos por novidades e interessados em buscar nos alimentos a solução para os males da saúde, é preciso inovar, criar sabores, texturas, aromas, novos ingredientes, definir tendências, tudo isso com qualidade e passível de ser produzido em quantidade.

Mas nem todos tem tempo de pensar em cada detalhe do seu alimento antes de consumir, daí a importância de formar profissionais qualificados para que assumam para si a responsabilidade de manter a alimentação de nossa população em dia com as tendências e inovações, para que possamos ter alimentos de qualidade em quantidade suficiente para manter as próximas gerações.

É nesse contexto que a Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial (RBTA) em seu terceiro volume vem firmar seu compromisso de ser mais um meio qualificado de divulgação das pesquisas científicas realizadas de norte a sul do Brasil.

Nesta edição destacamos o interesse da comunidade científica em estudar alternativas para a produção de novos ingredientes e aditivos para a indústria de alimentos, o que fica evidenciado através dos estudos de produção de protease por via fúngica, e estabilidade do caldo fermentado para produção de goma xantana. A tendência de inovar, disponibilizar produtos alternativos no mercado para satisfazer desde a vontade de experimentar novas sensações, até a necessidade de públicos especiais como diabéticos e celíacos também está contemplada nesta edição e podem ser prestigiadas nos artigos sobre o uso de goma xantana para produção de pães sem glúten, adição de gelatina em chocolate ao leite para reduzir teor de açúcar; elaboração de biscoito com farinha de berinjela; e adição de amêndoas em iogurte adoçado com mel. A qualidade e quantidade, temas sempre atuais, podem ser vistas nos trabalhos sobre a qualidade microbiológica de bebidas energéticas consumidas em Belém do Pará; e avaliação do teor de caseína e albumina em leite de vaca Girolanda.

Fechamos esta edição com a grata satisfação de informar que passamos a fazer parte do ranking da CAPES em 2009, e por isso agradecemos a toda a comunidade científica que tem prestigiado a RBTA e reafirmamos o nosso propósito de oferecer espaço para a divulgação da pesquisa nacional em Tecnologia Agroindustrial.

Profa. Msc. Sabrina Ávila Rodrigues

Sumário

Artigos

Jéfferson Malveira Cavalcante, Ana Cristina da Silva Morais, Maria do Carmo Passos Rodrigues
PDF
Andréa Luísa Schneider, Claucia Fernanda Volken de Souza
PDF
Gislaine A. B. da Silva, Wallynson E. S. Almeida, Eduardo S. Martins, Monica S. Cortes
PDF
João R de Freitas Filho, Wandemberg Rocha Freitas, Rodrigo da Silva Lima, Mábio Silvan José da Silva, Roberta Timóteo Lima, Higor Borges Souza, Vânia A. Macário Lima
PDF
Ana Maria de Oliveira Finco, José Raniere Mazile Vidal Bezerra, Maurício Rigo, Katielle Rosalva Voncik Córdova
PDF
Katiane A. Quaresma, Luciane do S. N. dos S. Brasil, Suely M. R. da Silva, Davi do S. B. Brasil
PDF
Leidi D. Preichardt, Claire T. Vendruscolo, Márcia A. Gularte, Angelita da S. Moreira
PDF
Fernanda Germano Alves, Paula Michele Abentroth Klaic, Amanda Ávila Rodrigues, Angelita da Silveira Moreira, Claire Tondo Vendruscolo
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr