v. 9, n. 1 (2016)

DOI: 10.3895/rbect.v9n1

EDITORIAL

 

Em seu volume 9, n. 1 a Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia apresenta dezenove artigos aprovados pelo comitê editorial. Eles versam sobre temáticas diversas na área de ensino, particularmente de interesse teórico-metodológico tratados em pesquisas sobre temas atuais e organizados por áreas do conhecimento, a saber: Física, Matemática, Engenharias, Ciências, Biologia e Educação Ambiental. O convite é para que a leitura leve a novos saberes na área educacional.

 

No primeiro artigo dessa edição Contribuições de um planejamento conjunto entre as modalidades presencial e a distância na constituição de uma disciplina de prática de ensino de física os autores João Ricardo Neves da Silva, Agenor Pina da Silva, Camila Cardoso Moreira e Joaquim Francisco Pereira, relatam as interfaces do planejamento coletivo de uma disciplina em dois cursos de licenciatura em Física nas modalidades presencial e a distância.  A partir da análise dos planejamentos conjuntos de dois professores e dos trabalhos e atividades construídas pelos alunos dessas disciplinas, foi apresentado uma sistematização de características importantes referentes tanto aos aspectos da formação do professor de Física quanto às possibilidades do planejamento conjunto entre professores de uma mesma disciplina.

 

No artigo Um estudo exploratório para avaliar a dificuldade de problemas em ensino de Física utilizando a teoria da carga cognitiva com o auxílio de uma hipermídia, segundo artigo desta edição, os autores Ângelo Mozart Medeiros de Oliveira e Marco Antonio Moreira apresentam um estudo exploratório sobre a resolução de problemas com o auxílio de uma hipermídia. A pesquisa foi realizada junto a 35 alunos do 1º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Ibirubá.

 

Investigação da aprendizagem de conceitos de óptica utilizando ilusões para turmas de pré-vestibular. O terceiro artigo que tem como base teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. As autoras Mara Fernanda Parisoto e Thais Rafaela Hilger socializam uma investigação cujo objetivo foi elaborar e avaliar uma série de atividades experimentais, lúdicas e simulações computacionais para ensinar óptica, a partir das ilusões, em um curso pré-vestibular popular de Porto Alegre-RS. Para buscar indícios de aprendizagem significativa nos conceitos de Física, foi utilizado pré-teste e pós-teste e, a partir dos dados coletados, foi realizada análise estatística. Por ser o estudo das ilusões de óptica um conteúdo multidisciplinar, acredita-se que esta proposta possa ser utilizada em outras disciplinas.

 

O quarto artigo Medidas das eficiências térmicas em aquecedores solares: uma alternativa complementar para o ensino de conceitos de física para estudantes das engenharias,  de autoria de Júlio César Penereiro,  descreve a construção de dois coletores solares planos visando a um estudo comparativo da eficiência térmica entre eles em função das velocidades do vento. A partir deste estudo o autor propôs aliar o ensino de física ao conhecimento envolvido na construção e funcionamento de um sistema de aquecimento solar de água. Pretende ainda, em última instância, não só motivar e encorajar professores e grupos de estudantes dos diferentes cursos de Engenharias, mas que também pode ser adotada em escolas do Ensino Médio a usarem uma das formas de energia renovável – a energia solar.

 

O quinto artigo Área de figuras planas com objetos de aprendizagem no Geogebra de autoria de Agostinho Iaqhan Ryokiti Homa e Claudia Lisete Oliveira Groenwald tem como objeto de análise uma sequência didática organizada em formato digital, de acordo com o padrão SCORM, implementada na plataforma de ensino ILIAS, com a temática área de figuras planas, utilizando objetos de aprendizagem, construídos no software Geogebra. No texto os autores esclarecem que uma sequência didática, constituída com objetos de aprendizagem interativos, pode levar os estudantes do Ensino Fundamental a construírem os conceitos de polígonos e as fórmulas de áreas das figuras planas por meio da observação e manipulação desses objetos.

No sexto artigo Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem os autores Marinez Meneghello Passos, Tatiany Mottin Dartora, Sergio de Mello Arruda e Thomas Barbosa Fejolo relatam os resultados de uma pesquisa sobre configurações informais de aprendizagem tendo como base um conjunto de 51 trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2010.  Os autores esclarecem que a educação informal pode ocorrer em lugares como museus de ciências e tecnologia, zoológicos, jardins botânicos, no trabalho, em casa, entre outros. Dentre outros resultados foi encontrado que: o maior número de artigos se refere a utilização dos conhecimentos matemáticos no dia a dia; a matemática presente em diversas situações; os conhecimentos matemáticos produzidos por diversos povos; e se os alunos conseguem relacionar a matemática à sua vida cotidiana.

 

Daise Lago Pereira Souto assina o sétimo artigo Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software. A autora trata do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Para tanto, aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. Nas análises dos dados os autores defendem que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou.

 

Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015.  Giane Correia Silva e Mary Ângela Teixeira Brandalise apresentam no oitavo artigo os resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos – EJA. No levantamento realizado em meio eletrônico, foram localizados 68 trabalhos, os quais foram organizados conforme a natureza, o ano de publicação, a instituição de origem, o título e a autoria. No texto é possível encontrar a organização de todos os resumos em único corpus textual e a análise de conteúdo no software IRAMUTEQ, possibilitou as análises lexicográficas e de similitude, evidenciando a concentração das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de matemática na EJA.

 

 

No artigo nono Ensino de estatística e tecnologias da informação e comunicação: entre a docência e o desenvolvimento de recursos tecnológicos Cristiane de Fatima Budek Dias e Guataçara dos Santos Junior analisam um encontro com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em que os mesmos foram convidados a participar do processo de desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA para o ensino de Estatística. O texto aponta que o encontro com os professores revelou muitos obstáculos, tanto na compreensão da proposta como no entendimento a respeito de Probabilidade e Estatística.

 

Análise de Cenários como ferramenta de atividade educacional em Engenharia de Produção é o décimo artigo, socializado por Felipe Ferreira de Lara, Roberto Marx e Mauro Zilbovicius, trata das contribuições da análise de cenários como uma ferramenta de atividade educacional para o ensino de engenharia. Para tanto, analisaram o plano e a condução de uma disciplina do último semestre do curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Na experiência estudada, o tema proposto foi o da Mobilidade Urbana e as atividades de sala de aula foram conduzidas por meio da metodologia da análise de cenários que, por sua vez contemplando o plano da disciplina, a forma de condução das aulas e a contribuição para o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos. O artigo apresenta, ainda, sugestões de melhorias para a disciplina.

 

O décimo primeiro artigo Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia, de autoria de Noalixon Faustino de Oliveira, Thamara de Medeiros Azevedo  e  Luiz Sodré Neto, tem como foco de análise identificar a presença de concepções alternativas sobre Microbiologia, em estudantes 327 alunos do Ensino Médio, bem como também verificar a forma com que esses alunos interpretam as atividades desses seres relacionadas ao seu cotidiano.  Os resultados revelam que os professores precisam utilizar alternativas de ensino que permitam um melhor desenvolvimento cognitivo, procurando identificar os conhecimentos prévios para poder mediar as relações entre o que se conhece e as novas informações.

 

O décimo segundo artigo O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia escrito por Ana Maria Quinoto Imhof e Edson Schroeder identificam as contribuições da metodologia Ilhas de Racionalidade (IR) no processo de alfabetização científica a partir do estudo do tema Sexualidade Humana por estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Brusque (SC).  Para atingir os objetivos propostos os autores socializam a adaptação das aulas de biologia com vistas ao incentivo à autonomia, ao trabalho em equipe e à resolução de situações problema, tendo-se como expectativa a alfabetização científica dos alunos.

 

Em As concepções sobre Ser Vivo/Célula dos Estudantes do 3º semestre do Curso de Engenharia de Pesca do Campus XXIV- Xique-Xique-BA os autores Darcy Ribeiro de Castro, Jacqueline de Araújo Guerra, Keisyara Bonfim dos Santos, Nadijara Pereira dos Santos, Samara Rocha Mendes dos Santos e Taliany Santos de Amorim trazem no décimo terceiro artigo a formação de conceitos científicos no Ensino Superior do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXIV- Xique-Xique-BA mediante conhecimentos adquiridos pelos alunos em disciplinas afins com as Ciências Biológicas. Teve como base as concepções espontâneas e científicas de oito estudantes sobre estrutura e função celular. Para os autores é indispensável identificar e conhecer os conceitos assimilados pelos alunos sobre estruturas biológicas celulares e do ser vivo, com vistas a contribuir com a análise das dificuldades de compreensão conceitual e dos possíveis avanços nos conhecimentos deles no referido curso.

 

 Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves Bonfadini, Danielle Cristina Duque Estrada Borim e Marcelo Borges Rocha no décimo quarto artigo intitulado Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica analisa o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do ensino fundamental de uma instituição particular situada no município do Rio de Janeiro-RJ.  Após a análise dos dados coletados, observou-se que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para motivar e sensibilizar os alunos. Para os autores a Educomunicação, no tocante ao uso de documentários, configura-se como uma ferramenta eficiente em atividades de EA na educação básica, cumprindo o papel de expandir horizontes, oportunizando os alunos a fomentar discussões e quebrar paradigmas.

 

No décimo quinto artigo Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard os autores Sthefen Fernando Andrade Da Ronch, Ocsana Sonia Danyluk e Alana Neto Zoch trazem contribuições teóricas da pedagogia científica de Bachelard na formação inicial e continuada de professores de ciências no ensino fundamental. Para os autores o novo espírito científico torna-se então um contributo para uma reorientação epistemológica na busca por um Ensino de Ciências com significado, sentido de cultura científica para os alunos a partir da problematização dos objetos de estudos escolares.

O artigo O nó da avaliação em ciências: formando, deformando ou conformando?, décimo sexto desta edição, as autoras Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento e Giselle Rôças apresentam uma pesquisa desenvolvida junto a normalistas, no ensino médio, estudantes de uma escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro-RJ. A partir do questionamento sobre as práticas avaliativas no Ensino de Ciências, buscaram compreender a concepção de avaliação das participantes da pesquisa. Esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa e a pesquisa-ação é empregada como modalidade de pesquisa. As análises levantadas  evidenciaram o nó na avaliação do ensino de ciências e busca despertar a conscientização, reflexão e ação dos professores, pesquisadores da área e todos os que acreditam que é possível melhorar o ensino em ciências a partir da formação inicial de professoras em nível médio.

 

Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática de autoria de Francisco Ângelo Coutinho, Kristianne Lina Figueirêdo e Fábio Augusto Rodrigues e Silva é o décimo sétimo artigo que se apresenta de natureza teórica que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Tecem inicialmente uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, mostram que, o gerenciamento do conhecimento científico é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Os autores apresentam uma proposta metodológica, a ser implementada no contexto da formação de professores, para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática.

 

No décimo oitavo artigo denominado de Abordagens pedagógicas, Estratégias de ensino-aprendizagem e Modalidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise de Cursos para Formação Continuada de Professores de Ciências, as autoras Rosilaine de Fátima Wardenski, Miriam Struchiner e Tais Rabetti Giannella apresentam e analisam os ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a formação continuada de professores de ciências. Para atingir o objetivo proposto Utilizam um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências com foco nas abordagens pedagógicas, nas estratégias de ensino/aprendizagem e nas modalidades de uso das TICs de seis cursos. Concluíram que a integração de TICs na formação de professores pode potencializar o uso de abordagens para aprendizagem ativa e colaborativa, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências.

 

Finalmente, no décimo nono artigo denominado de Aulas experimentais para um Ensino de Química mais satisfatório,  os autores  José Ossian Gadelha de Lima e Idarlene Marcelino Rodrigues Alves apresentam os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados os autores aplicaram um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Como resultado revela-se que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais e que o ensino deveria ser mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade. Outro resultado levantado junto aos entrevistados o Ensino de Química, por sua vez, revela que a experimentação torna esta Ciência mais interessante e motivadora.

 

Ana Lúcia Crisostimo

Sumário

João Ricardo Neves da Silva, Agenor Pina da Silva, Camila Cardoso Moreira, Joaquim Francisco Pereira
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Angelo Mozart Medeiros de Oliveira, Marco Antonio Moreira
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Mara Fernanda Parisoto, Thaís Rafaela Hilger
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Júlio César Penereiro
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Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
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Marinez Meneghello Passos, Tatiany Mottin Dartora, Sergio Mello Arruda, Thomas Barbosa Fejolo
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Daise Lago Pereira Souto
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Giane Correia Silva, Mary Angela Teixeira Brandalise
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Cristiane de Fatima Budek Dias, Guataçara dos Santos Junior
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Felipe Ferreira de Lara, Roberto Marx, Mauro Zilbovicius
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Noalixon Faustino Oliveira, Thamara Medeiros Azevedo, Luiz Sodré Neto
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Ana Maria Quinoto Imhof, Edson Schroeder
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Darcy Ribeiro Castro, Jacqueline de Araujo Guerra, Keisyara Bonfim dos Santos, Nadjara Pereira dos Santos, Samara Rocha Mendes dos Santos, Taliany Santos de Amorim
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Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves Bonfadini, Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha
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Sthefen Fernando Andrade Da Ronch, Ocsana Sonia Danyluk, Alana Neto Zoch
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Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Giselle Rôças
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Francisco Angelo Coutinho, Kristianne Lina Figueiredo, Fabio Augusto Rodrigues e Silva
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Rosilaine de Fátima Wardenski, Miriam Struchiner, Tais Rabetti Giannella
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José Ossian Gadelha de Lima, Idarlene Marcelino Rodrigues Alves
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