Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software

Daise Lago Pereira Souto

Resumo


O presente artigo apresenta uma discussão a respeito do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Especificamente aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. A fundamentação teórica está pautada no conceito de Transformação Expansiva advindo da Teoria da Atividade e no construto teórico seres-humanos-com-mídias que discute a noção de moldagem recíproca. A análise dos dados é de cunho qualitativo e está baseada no exame de dados empíricos produzidos em um curso de extensão on-line ofertado por uma universidade pública brasileira a professores de matemática do Brasil e do exterior. Os resultados indicaram que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n1.2841

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr