Transformações e Moldagem Recíproca na Produção Matemática On-line com Software
Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão a respeito do papel de um software nas possíveis transformações e no processo de moldagem recíproca que podem ocorrer durante a produção de conhecimento. Especificamente aborda a ocorrência de ambos durante a produção matemática de professores que utilizam o software dinâmico GeoGebra para estudar as cônicas em um ambiente on-line. A fundamentação teórica está pautada no conceito de Transformação Expansiva advindo da Teoria da Atividade e no construto teórico seres-humanos-com-mídias que discute a noção de moldagem recíproca. A análise dos dados é de cunho qualitativo e está baseada no exame de dados empíricos produzidos em um curso de extensão on-line ofertado por uma universidade pública brasileira a professores de matemática do Brasil e do exterior. Os resultados indicaram que as transformações na produção matemática dos sujeitos estão inextricavelmente relacionadas ao processo de moldagem recíproca e aos distintos papéis que o software desempenhou.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v9n1.2841
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.