Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, publicadas no Brasil no período 2004-2015. No levantamento realizado, em meio eletrônico, foram localizados 68 trabalhos, os quais foram organizadas conforme a natureza, o ano de publicação, a instituição de origem, o título e a autoria. Na sequência foram agrupados conforme a similaridade dos temas de pesquisa, procedimento que originou cinco categorias: atuação e prática do professor de matemática, ensino de Estatística, ensino de Matemática, formação de professores de Matemática e currículo de Matemática. A organização de todos os resumos em único corpus textual e a análise de conteúdo no software IRAMUTEQ, possibilitou as análises lexicográficas e de similitude, evidenciando a concentração das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de matemática na EJA, com poucas produções sobre currículo e ensino de estatística.
Palavras-chave: matemática, educação de jovens e adultos - EJA, revisão sistemática.Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v9n1.3685
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.