Um estudo exploratório para avaliar a dificuldade de problemas em ensino de física utilizando a teoria da carga cognitiva com o auxílio de uma hipermídia

Angelo Mozart Medeiros de Oliveira, Marco Antonio Moreira

Resumo


No presente trabalho foi realizado um estudo exploratório sobre o tipo de navegação que os estudantes apresentam dentro de uma hipermídia. Basicamente, a hipermídia conta com problemas sepadarados em dificuldades estabelecidas teoricamente pela Teoria da Carga Cognitiva (CLT). A CLT surge como uma teoria focada nas técnicas e no desenvolvimento de materiais instrucionais que facilitam a aprendizagem. O estudo foi realizado em 35 alunos do 1º ano do ensino médio integrado do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Câmpus Ibirubá), que tiveram sua navegação e respostas gravadas em um log, assim como o material produzido por eles durante a realização da tarefa. No que se refere a atribuição de dificuldade a priori aos problemas, os resultados sugerem que a CLT foi consistente. Como este estudo exploratório, procuramos contribuir para o levantamento de novas perguntas de pesquisa.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n1.2116

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr