O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?

Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Giselle Rôças

Resumo


Este estudo refere-se à uma pesquisa desenvolvida numa escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com normalistas. A partir do questionamento sobre as práticas avaliativas no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a concepção de avaliação das participantes da pesquisa por meio de questionários e entrevistas, elementos utilizados como instrumentos de coleta de dados. Esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa da análise desses dados, assumindo a pesquisa-ação como o fio condutor da metodologia. A análise evidencia o nó na avaliação do ensino de ciências e busca despertar a conscientização, reflexão e ação dos professores, pesquisadores da área e todos os que acreditam que é possível melhorar o ensino em ciências, a partir da formação inicial de professoras em nível médio, e combatendo a deformação e/ou conformação para desatar esse nó.

Palavras-chave: avaliação, ensino em ciências, formação.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n1.2820

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr