v. 1, n. 1 (2007)

DOI: 10.3895/S1981-368620070001

A primeira edição da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial mostra a importância que a pesquisa em tecnologia agroindustrial vem proporcionando ao desenvolvimento econômico e social do país.

Oferecer a pesquisadores e setor produtivo, canal de comunicação, para que em conjunto busquem parcerias, visando solucionar problemas tecnológicos e com isto melhorar a competitividade, é a ênfase desta revista. O setor agroindustrial, na atualidade, exige soluções rápidas e efetivas para inúmeros problemas que se apresentam, entre eles a crescente demanda de alimentos de qualidade e produção de energias renováveis, com gestão adequada dos recursos naturais.

Os artigos, em sua grande maioria, aqui disponibilizados apontam a excelência da pesquisa realizada nas Universidades do Sul do país, inteiramente sintonizadas com as necessidades agroindustriais regionais. A avaliação do comportamento fermentativo das leveduras na elaboração do vinho de maçã, a bioconversão de resíduos agroindustriais lignocelulósicos visando à produção de proteína unicelular e a busca de processos tecnológicos que melhorarem o rendimento na extração de sumos de frutas é pequena amostra da amplitude dos temas aqui tratados.

Inicia-se, assim, uma nova página para a agroindústria brasileira. Temos um novo instrumento de divulgação, uma troca de experiências, que só acelerarão o desenvolvimento tecnológico do país, com reflexo na melhoria da qualidade de vida, seja por um alimento saudável, seja pela manutenção de processos agroindustriais ambientalmente auto-sustentados.

Os editores.

Sumário

Artigos

Patrícia Fernanda Reffatti, Caroline Mariana de Aguiar, Márcio Barreto Rodrigues
PDF
Sabrina Ávila Rodrigues, Márcia Arocha Gularte, Elisabete Regina Braga Pereira, Caroline Dellinghausen Borges, Claire Tondo Vendruscolo
Alessandro Nogueira, Aline Alberti, Ana Paula Dantas, Caroline Mongruel, Gilvan Wosiacki
PDF
Eliana Queiroz Bortolozo, Maria Helena Rosinek Quadros
PDF
Raquel Farias Weska, Jaqueline de Motta Moura, Jaques Rizzi, Luiz Antonio de Almeida Pinto
PDF
Francielo Vendruscolo, Fernanda Koch, Luana de Oliveira Pitol, Jorge Luiz Ninow
PDF
Caroline Tiemi Yamaguishi, José Luiz Ferreira da Trindade
PDF
Luis Santiago Calvo Fariña, Ivo Manuel Mira Abreu Rodrigues, Marta Helena Fernandes Henriques, Rui Jorge Lima Saraiva
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr