v. 3, n. 2 (2010)

DOI: 10.3895/S1982-873X20100002

A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia em seu vol.3, número 2 abre com um artigo que analisa as questões sobre a satisfação do professor no trabalho, tema que tem preocupado professores, gestores e especialmente pesquisadores. No artigo “As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio” o autor discute os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. Para tanto analisou a satisfação do professor no trabalho sob três dimensões: a intrínseca, a extrínseca e da organização da escola. Para desenvolver esse trabalho, algumas questões apontadas são diretamente relacionadas ao trabalho do professor tais como: Quais são os fatores que trazem satisfação no trabalho do professor? Como os professores estão lidando com a falta de motivação e com o desinteresse dos alunos? Será que o relacionamento com os alunos ainda é uma fonte de satisfação? A satisfação no trabalho varia com os estágios na carreira?

Em seguida, trazemos um artigo que trata de um tema que tem sido alvo de inúmeras pesquisas que o enfocam sob múltiplas perspectivas - a avaliação escolar. Assim, no segundo artigo “Avaliação em Educação Matemática: um olhar fenomenológico sobre a produção acadêmica do III SIPEM” as autoras proporcionam uma meta-compreensão da pesquisa em Educação Matemática, voltado-se para o GT8, que reune trabalhos sobre  Avaliação em Educação Matemática, buscando desvelar o que é a pesquisa em Avaliação no âmbito da Educação Matemática?.

 O Ensino de Ciências é o foco do terceiro artigo intitulado “Práticas de Ensino de Ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características”, em que os autores apresentam dados de como e com que frequência a dinâmica dos 3MP tem sido utilizada na região de Santa Maria/RS.  Para isso realizaram um estudo exploratório no início de 2007, em trabalhos de pesquisa em Ensino de Ciências da região de Santa Maria/RS publicados nos anais do I e V ENPECs por meio dos quais observaram as alterações, sobretudo quanto à permanência ou não, ao longo desses anos, de manifestações relativas aos 3MP.

O quarto artigo “A utilização de diferentes estratégias de ensino a partir de situação de estudo” relata uma experiência de sala de aula realizada em turmas de graduação da Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco, a qual buscou verificar a interferência positiva do uso de diferentes estratégias de ensino, tais como, painel integrado, estudo do meio, experimentação, estudo de texto e oficina temática, na abordagem da Química orgânica a partir de situação de estudo. Tal trabalho procurou superar o modelo transmissão-recepção de conhecimentos poucos significativos, possibilitando o envolvimento ativo dos estudantes e promovendo uma articulação entre os diferentes conteúdos de química orgânica. O autor constata que as atividades realizadas possibilitaram a correlação entre os conteúdos programáticos da Química na graduação e o cotidiano dos estudantes.

O quinto artigo “Concepções espontâneas em Física: calouros de um curso de Licenciatura” traz um levantamento das concepções alternativas dos estudantes sobre alguns tópicos conceituais de mecânica e eletrodinâmica. No estudo, os autores constataram que os alunos, mesmo já tendo passado por uma escolarização formal e estudado os princípios físicos investigados, utilizam concepções tidas como de senso comum para explicar as situações problematizadas, reforçando a posição de que as concepções espontâneas dos alunos não podem ser ignoradas durante o processo de escolarização, seja ele de ensino básico ou de nível universitário.

No último artigo “Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS” as autoras apresentam dados de um estudo realizado com atividades centradas em temas sociocientíficos, com enfoque CTS, no ensino profissional técnico de nível médio, visando proporcionar uma alfabetização científica e tecnológica ampliada em que se propicie desenvolver atitudes e valores que levem a um maior compromisso e responsabilidade social, considerando-se os aspectos históricos, éticos, políticos, sociais, econômicos e ambientais.

Ponta Grossa, agosto de 2010

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Sumário

Artigos

Herivelto Moreira
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Luciane Ferreira Mocrosky, Rosa Monteiro Paulo, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
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Cristiane Muenchen, Demétrio Delizoicov
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João Rufino de Freitas Filho
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Luiz Clement, Diego A. Duarte, Sara F. Fissmer
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Míriam Stassun Santos, Carmem Lúcia Costa Amaral, Maria Delourdes Maciel
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