As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio

Herivelto Moreira

Resumo


O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as finalidades desse estudo, adotamos três dimensões para analisar a satisfação do professor no trabalho: a) a dimensão intrínseca, b) a dimensão extrínseca e c) a dimensão da organização da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo levantamento quantitativo. O estudo foi realizado em 10 escolas públicas da região de Curitiba. A amostra constituiu-se de 163 professores do ensino médio. Os principais resultados mostraram que as maiores fontes de satisfação dos professores são fatores ligados ao sentimento de competência, relacionamento com os alunos e a própria prática pedagógica. Dentre as fontes de insatisfação estão a falta de reconhecimento profissional, a quantidade de trabalho burocrático e a quantidade de alunos na sala de aula.

 


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DOI: 10.3895/S1982-873X2010000200001

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