A avaliação em Educação Matemática: um olhar fenomenológico sobre a produção acadêmica do III SIPEM
Resumo
Este texto expõe uma meta-compreensão da pesquisa que foca o tema avaliação, no âmbito da Educação Matemática. Consideramos os trabalhos apresentados no III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e, numa abordagem fenomenológica-hermenêutica, articulamos a análise estrutural que fornece informações sobre a produção na pesquisa, e a análise hermenêutica para compreender o que nos textos se mostra. O compreendido, na análise efetuada, aponta que há um núcleo de pesquisa na área, expõe as interrogações elaboradas no âmbito da pesquisa com avaliação e os modos pelos quais se conduz à resposta revelando o que é tematizado e quais são as possibilidades abertas à investigação.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2010000200002
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.