Temas sociocientíficos (Cachaça e Cerveja) em aulas práticas de Química na educação profissional: uma abordagem CTS
Resumo
Apresentamos resultados da pesquisa qualitativa - estudo de caso, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada adotando como programa temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive internacional - PIEATCTS) e aulas gravadas. Consideramos como pressupostos centralidade no trabalho prático, percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, atitudes, valores e habilidades adquiridas. Evidenciamos a importância do professor conduzindo as discussões, aumento de interações dialógicas e promoção de situações vivenciais dos alunos (atitudes e valores). Ressaltamos a importância de adotar estratégias envolvendo alunos na discussão dos TS e da inserção deles com enfoque CTS nos currículos de Química como condição fundamental para alcançar o objetivo da formação da cidadania, e nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2010000200006
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.