v. 9, n. 3 (2016)

DOI: 10.3895/rbect.v9n3

O nono volume – número 3 da RBECT, último volume de 2016, traz 17 artigos que trata das questões de ensino de ciência e tecnologia focando assuntos relevantes nos variados níveis e áreas de ensino.

No primeiro artigo deste volume, Física Moderna e Contemporânea no primeiro ano do Ensino Médio: Laser de Rubi um exemplo de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, os autores Daniela Schittler e Marco Antonio Moreira trazem uma experiência de ensino de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no 1º ano do Ensino Médio com o tema Laser de Rubi, fundamentada principalmente na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, utilizando alguns vieses da Teoria de Novak, a Teoria da Educação de Gowin, Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e os Modelos Mentais de Johnson-Laird e que utilizaram como como metodologia didática a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, tendo o tema específico Laser de Rubi. O estudo foi realizado em duas turmas do Curso Técnico em Informática Integrado em 2012, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos-RS.

No artigo Um simulador virtual para o ensino do Movimento Harmônico Simples desenvolvido utilizando o GeoGebra os autores Antonio Augusto Soares e Rodrigo do Carmo apresentam uma proposta com potencial para a melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem do tema a que se relaciona, podendo levar a um aprendizado com mais significação aos estudantes.

No terceiro artigo, Planejamento fatorial sob uma perspectiva investigativa com base na teoria de falseamento de Karl R. Popper, os autores Evelyn Jeniffer de Lima Toledo e Luiz Henrique Ferreira utilizam ferramentas estatísticas como o planejamento fatorial concomitante com a teoria de falseamento de Popper para verificar a adequalbilidade ou indadequabilidade dos instrumentos de coleta de dados de um experimento da literatura nacional resultando em evidências da sua inadequabilidade.

O autor Francisco Regis Vieira Alves, no quarto artigo, Categorias intuitivas para o ensino do Cálculo: descrição e implicações para o seu ensino, parte da pergunta - o que é mesmo um raciocínio intuitivo? Para responder esta e outras perguntas adota-se a perspectiva de Fischbein (1987), para descrição das categorias para a intuição. No trabalho, o autor dá ênfase em sua significação no contexto de resolução de problemas do Cálculo Diferencial e Integral.

No quinto artigo, Discussão de tópicos de Matemática Básica nos espaços sociais da Web 2.0: desafios e possibilidades a partir da análise de uma intervenção pedagógica, Simone Leal Schwertl e André Ary Leonel trazem uma análise de uma intervenção pedagógica centrada no apoio de espaços sociais da Web 2.0 para discussões de tópicos de Matemática Básica, cujos principais resultados mostram que, em relação às mediações pedagógicas e à colaboração entre os estudantes e o professor, existem desafios que decorrem de transformações na relação professor-aluno historicamente marcada pela questão hierárquica.

Os autores José Eustáquio Pinto e João Bosco Laudares, no sexto artigo, Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica, apresentam os resultados da aplicação do Objeto de Aprendizagem (OA), denominado “Descomplicando os complexos”, criado para apoiar o professor de matemática e os estudantes do ensino médio e técnico, os quais evidenciam que houve uma maior dinamicidade e interação dos estudantes proporcionadas pelo OA que otimizou o processo de aprendizagem.

Em Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa, sétimo artigo, as autoras Fabiele Cristiane Dias Broietti e Miriam Cristina Covre de Souza descrevem uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa usando o método Jigsaw, a qual foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, em que abordou conceitos de Reações Químicas e discutiu as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio.

O oitavo artigo, Planejamento para a Avaliação e Avaliação para o Replanejamento: Estudo de Caso com uma Sequência Didática sobre Saúde e Alimentação dos autores Douglas William Cirino, Erik Flávio Vinturi, Vitor Andrade Nascimento, João Paulo de Oliveira Xavier, Monique Maia de Oliveira, Esaú Sirius, Patrícia Vieira Antoniassi e Natalia Pirani Ghilardi Lopes, discutem sobre a utilização de diferentes formas de avaliação planejadas para uma sequência didática com o tema “Saúde e Alimentação”.

O estudo apresentado em Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia, nono artigo, analisou padrões da Ciência de Redes como o potencial de nós atratores na disseminação de informação e nós de laços fracos em um grupo de discussão virtual formado por alunos de uma escola pública, cujo tema versava sobre a manipulação do DNA. Os autores Deysielle Inês Draeger, Wilson Massashiro Yonezawa e Rene Pegoraro, por meio da construção de um indicador de participação individual (Indpi), buscaram identificar possíveis hubs no grupo de alunos com potencial de influenciar e direcionar informações. Esse aspecto, advindo das nos grupos de discussão virtual, oferece uma nova dinâmica de ensino e construção coletiva do conhecimento entre alunos e professor.

Natasha Avila Bertocchi, Tiago Marafiga Degrandi, Thays Duarte de Oliveira, Jaqueline Miranda Pinto, Ricardo José Gunski e Analía del Valle Garnero, no décimo artigo, intitulado “Jogo da Velha Mendeliano”: uma atividade lúdica para o ensino de Genética, propõem um modelo didático para o ensino de genética. O modelo apresentado contribui para ilustrar a diferenciação das proporções fenotípicas e genotípicas da primeira e segunda lei de mendel.

Unidade de ensino potencialmente significativa para a abordagem do sistema respiratório humano: estudo de caso, décimo primeiro artigo, configura-se como um estudo em que os autores Cleci Teresinha Werner da Rosa, Juliano Cavalcanti e Carlos Ariel Samudio Perez concebem, desenvolvem e avaliam uma proposta didático-metodológica apoiada na teoria cognitivista de Ausubel. Para isso, foi elaborada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) para o tema “sistema respiratório” nos anos finais do ensino fundamental.

No décimo segundo artigo, A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências, Patrícia do Socorro de Campos da Silva, Sonia Barbosa dos Santos e Giselle Rôças exploram a compreensão dos alunos sobre a ciência, cientista e o trabalho científico. Por meio de ações desenvolvidas com esses alunos, observam a redução do estereótipo acerca do trabalho científico e do cientista e uma visão mais ampla sobre a ciência. Assim, as autoras concluem que “a aproximação com a ciência é um dos instrumentos para o enfrentamento de paradigmas, auxiliando na compreensão do papel social, político e ético da Ciência na sociedade”.

Representações familiares nos anos iniciais do ensino fundamental: desenhos, genealogias e heredogramas, décimo terceiro artigo, é um artigo em que as autoras Rosemar de Fátima Vestena e Elgion Lúcio da Silva Loreto analisam as representações da própria família do estudante trabalhadas nas escolas, nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua relação com a apropriação dos conceitos científicos que o tema envolve.

Tendo por foco três anos do evento Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID) sobre as publicações referentes à utilização das tecnologias e a qualificação nos processos ensino e aprendizagem, como suporte à formação docente, políticas públicas e currículo flexibilizado, o décimo quarto artigo,  Tecnologia e Educação: Estado da Arte no paisagismo do SENID, de autoria de Everton Bedin, Aline Locatelli e Roberto Junior Bedin, apresenta quatro categorias de observação do tema: Educação a distância, Educação especial, Formação de professores, Recursos tecnológicos.

José Aravena Reyes , em Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis, décimo quinto artigo, apresenta um estudo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Sua discussão trata da formação atual dos engenheiros mais voltada para a formação científica que para o desenvolvimento do pensamento inventivo.

O penúltimo artigo, Análise praxeológica de livro didático de computação referente ao estudo de números binários, de Herman do Lago Mendes, apresenta-se um estudo pautado no conceito de praxeologia para analisar as organizações praxeológica computação e praxeológica didática de um livro de ciência da computação de ensino fundamental. O foco do estudo foram números binários.

E, por fim, Marta Silva Lima Mondini, Nestor Cortez Saavedra Filho e Luiz Ernesto Merkle, no décimo sétimo artigo, Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, discutem a implantação de políticas públicas educacionais para o uso das tecnologias nas escolas municipais de Curitiba. Com isso, almejam refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade (CTS). Os resultados a que chegaram apontam para “um entendimento determinista sobre tecnologia e educação nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental”.

 

Que a leitura seja semente para novas ações tanto na pesquisa quanto na prática docente.

 

Siumara Aparecida de Lima

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

 

Sumário

Artigos

Daniela Schittler, Marco Antonio Moreira
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Antonio Augusto Soares, Rodrigo do Carmo
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Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Luiz Henrique Ferreira
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Francisco Regis Vieira Alves
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Simone Leal Schwertl, Andre Ary Leonel
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José Eustáquio Pinto, João Bosco Laudares
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Fabiele Cristiane Dias Broietti, Miriam Cristina Covre de Souza
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Douglas William Cirino, Erik Flávio Vinturi, Vitor Andrade Nascimento, João Paulo de Oliveira Xavier, Monique Maia de Oliveira, Esaú Sirius, Patrícia Vieira-Antoniassi, Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
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Deysielle Inês Draeger, Wilson Massashiro Yonezawa, Rene Pegoraro
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Natasha Avila Bertocchi, Tiago Marafiga Degrandi, Thays Duarte de Oliveira, Jaqueline Miranda Pinto, Ricardo José Gunski, Analía del Valle Garnero
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Cleci Teresinha Werner da Rosa, Juliano Cavalcanti, Carlos Ariel Samudio Perez
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Patrícia do Socorro de Campos da Silva, Sonia Barbosa dos Santos, Giselle Rôças
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Rosemar de Fátima Vestena, Elgion Lúcio da Silva Loreto
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Everton Bedin, Aline Locatelli, Roberto Junior Bedin
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José Aravena-Reyes
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Herman do Lago Mendes
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Marta Silva Lima Mondini, Nestor Cortez Saavedra Filho, Luiz Ernesto Merkle
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