Planejamento fatorial sob uma perspectiva investigativa com base na teoria de falseamento de Karl R. Popper

Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Luiz Henrique Ferreira

Resumo


A aprendizagem e a motivação na sala de aula podem ser fortalecidas pela inserção de atividades experimentais pautadas na participação do aluno como agente ativo. Para isso, embora o objetivo não seja o mesmo da ciência, não se deve abrir mão dos pressupostos teóricos mínimos, tanto da teoria quanto dos procedimentos e dos instrumentos de coleta de dados. Uma possibilidade para verificar a adequabilidade da atividade é através de ferramentas estatísticas como o planejamento fatorial de forma concomitante com a teoria de falseamento de Popper. Quando ambas as teorias são usadas juntas é possível explorar o potencial para testar não apenas o experimento como um todo, mas os próprios instrumentos de coleta de dados. Assim, neste trabalho os instrumentos de coleta de dados de um experimento da literatura nacional foi submetido a análise fatorial resultando em evidências da sua inadequabilidade. 


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DOI: 10.3895/rbect.v9n3.2933

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