Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
Resumo
Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v9n3.4073
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.