Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Marta Silva Lima Mondini, Nestor Cortez Saavedra Filho, Luiz Ernesto Merkle

Resumo


Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental. 


Palavras-chave


Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n3.4047

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr