v. 6, n. 1 (2013)

DOI: 10.3895/S1982-873X20130001

Ao dar início a mais um volume seu, a Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia vem cumprindo seu papel na difusão e amadurecimento do ensino em ciências e nas mais diversas tecnologias. Ao longo dos seus cinco anos de existência teve a oportunidade de dar voz a pesquisadores do Brasil e do exterior nas mais diversas modalidades de ensino, do infantil à pós-graduação e em uma diversidade de áreas de ensino pertinente ao seu escopo.

A notícia alvissareira que marca o início desse sexto volume é a inserção da revista no estrato B2 na área de ensino segundo a classificação de periódicos promovida pela CAPES e que vem norteando a produção acadêmica no país. Tal classificação reflete o reconhecimento por parte da comunidade acadêmica da seriedade, competência e qualidade com que a RBECT vem conduzindo sua atuação.

Nessa edição, além dos artigos submetidos à avaliação e aprovados pelo comitê editorial, são apresentados em caráter extraordinário os artigos selecionados e apresentados na Jornada Francesa e na Jornada Brasileira da Association Euro-latino-américaine Mathématiques du Monde Réel- M2REAL que aconteceram em Lyon – França, em 2009 e em Ponta Grossa – Brasil, em 2010.Dessas jornadas, foram selecionados 10 artigos, tanto em língua francesa como em língua portuguesa, versando sobre a aplicação da matemática nos mais variados campos do conhecimento. Desde o uso da matemática na psicologia, o ensino de cálculo diferencial usando mapas conceituais ou a previsão de marés a partir da teoria de Laplace, esses trabalhos contribuem para o entendimento e reflexão do uso da matemática nos mais variados campos da vida real.

Na primeira parte, seis novos trabalhos compõem seu arcabouço. Baseadas nos conceitos da aprendizagem significativa, Barreto e Teixeira, da Universidade Federal Fluminense, buscam o entendimento sobre as concepções prévias de alunos de primeiro ano em curso superior da área de saúde a respeito do sistema imunológico.

A preocupação com o conhecimento prévio dos alunos, porém tratando de alunos de séries iniciais é o mote do trabalho de Castro e Bejarano. Utilizando-se dos conceitos de Vygostsky acerca do desenvolvimento da criança, foram aplicados questionários a fim de se obter informações sobre os conhecimentos prévios dos estudantes com respeito aos seres vivos, possibilitando obter informações sobre os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema.

No terceiro artigo, os autores, oriundos da Universidade de Londrina e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina, analisando um universo de 17 professores de matemática atuantes no ensino de jovens e adultos (EJA), buscam compreender a crença e opiniões desses em relação à matemática ao EJA.

Promover uma revisão bibliográfica a respeito do ensino de física moderna no ensino médio é a proposta de Silva, Arenghi e Lino, o quarto artigo apresentado. Ao fazer uma análise de conteúdo em trabalhos publicados nos últimos dez anos em torno dessa temática, os autores comparam tais publicações com as justificativas apresentadas nos documentos e diretrizes oficiais.

Costa e Pinheiro desenvolvem uma análise dos PCNs, publicados em 1997, suas premissas e orientações para os primeiros anos do ensino fundamental. Concluem as autoras que após 15 anos os PCNs atendem as necessidades atuais da educação, sendo considerado que as fragilidades ainda presentes nas escolas brasileiras podem ser associadas à dificuldade de concretização de tais propostas.

Ao encerrar esse número, Lombardi, Schulz, Navarro e Fontes, vinculados à escola de engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, analisam como é feita a abordagem da grandeza tensão normal no ensino da mecânica dos fluidos por autores da área, propondo uma outra abordagem para tal análise, baseados nas propriedades escalares e vetoriais dessa grandeza.

Boa leitura e excelentes reflexões!

Luis Mauricio Martins de Resende

 

Sumário

Artigos

Claudia Marcia Borges Barreto, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
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Darcy Ribeiro Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano
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Marinez Meneghello Passos, Reginaldo Fidelis, Rosemeri Mora
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João Ricardo Neves da Silva, Luis Eduardo Birello Arenghi, Alex Lino
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Jaqueline de Morais Costa, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
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Geraldo Lombardi, Harry Edmar Schulz, Hélio Aparecido Navarro, Sérgio Rodrigues Fontes
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Claudete Cargnin Ferreira, Rui Marcos de Oliveira Barros
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André Luis Trevisan, Marcele Tavares Mendes
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Priscila Dombrovski Zen, Joyce Jaquelinne Caetano
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Elaine Cristina Ferruzzi, Lourdes Maria Werle de Almeida
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Douglas Navarro Guevara
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Marie José Durand Richard
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Pierre Lamandé
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Christian Pellois
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Belén Hernández Marzal
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Eric Laguerre
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