Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores

Marinez Meneghello Passos, Reginaldo Fidelis, Rosemeri Mora

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visa compreender e refletir sobre algumas crenças e opiniões dos professores relativas à Matemática e ao seu ensino em uma situação particular vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo foi estruturado tendo por base as respostas obtidas por meio de um questionário aplicado a 17 professores desta categoria de ensino. Essa investigação assume caráter qualitativo pautando-se nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Todavia, as informações coletadas também foram interpretadas de forma quantitativa, para averiguar se há relação de dependência entre as variáveis analisadas, a partir do teste estatístico “Teste G”. Observou-se que existem muitos vestígios de uma educação em que o professor é aquele que ensina e o aluno aquele que aprende; no que diz respeito às tendências metodológicas da Educação Matemática e a relação desses professores com essas tendências é possível evidenciar que elas estão sendo desenvolvidas de acordo com as compreensões que cada um desses professores desenvolveu durante sua formação inicial e continuada.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2013000100003

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