v. 4, n. 3 (2011)

DOI: 10.3895/S1982-873X20110003

A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vem na publicação  desse número, completar quatro anos de existência na área acadêmica. Ao longo desse tempo, tem procurado divulgar pesquisas que possam contribuir na atuação profissional do docente, auxiliando na produção de conhecimentos e de novas estratégias pedagógicas, que permitam o ensino da ciência e da tecnologia.

Dessa forma, esse número é iniciado com o artigo intitulado “Uma revisão da literatura sobre a pesquisa em ensino de Mecânica Quântica no período de 1999 a 2009” sob a autoria de Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Marco Antonio Moreira e Victoria Elnecave Herscovitz. Tal artigo, visa a apresentar uma revisão da literatura acerca das pesquisas que vem sendo desenvolvidas no Ensino de Mecânica Quântica (MQ) entre os anos de 1999 a 2009. Para melhor expressar o trabalho, os autores procuram classificar tais produções chegando a cinco grupos: propostas didáticas, implementações de propostas didáticas, estudos de concepções, análise curricular e críticas aos cursos introdutórios de MQ e análise teórica/epistemológica. Os autores, após realizarem a coleta e análise das produções, revelaram que houve um aumento progressivo, dentro das categorias pré-estabelecidas, no número de produções voltadas para o Ensino de Mecânica Quântica.

Na continuidade temos o trabalho sob o título de “Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos”, cujos autores são Saul Silva Caetano e Irlan von Linsingen. Neste artigo, os autores realizam algumas considerações acerca das propostas de estrutura curricular dos cursos técnicos, tendo em vista as concepções docentes referentes ao processo de produção do conhecimento tecnológico. Nesse sentido, os autores apresentam interpretações do que é tecnologia e as suas relações com a ciência, destacando algumas das contribuições epistemológicas de Bachelard e Fleck. Sob esse referencial apresentam considerações sobre as estruturas dos cursos técnicos que surgiram após a reforma da educação brasileira, iniciada na segunda metade da década de 1990.

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial é o título do terceiro artigo presente nesse número da RBECT. De autoria de Mariane Elisa Weinert, Siumara Aparecida de Lima, Isabel Ribeiro Gravonski e Herivelto Moreira, esse trabalho procura identificar a visão dos professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o uso das tecnologias na sala de aula.  Após realizar o trabalho de entrevistas, os autores puderam verificar que as tecnologias são utilizadas pelo professor como suporte para a apresentação de um conteúdo, como recurso atrativo para o processo de aprendizagem e pelo aluno nas aulas de informática. Ressaltam haver  a necessidade do uso das tecnologias de modo responsável, ou seja, contribuindo para a educação. Dessa forma, os autores reiteram que  as discussões feitas nesse trabalho servem de fonte para se buscar novas alternativas de formação dos professores, permitindo que estes possam melhor compreender o saber tecnológico em sua aplicação pedagógica como instrumento de construção do conhecimento tanto para professores e alunos.

Os autores Alex Lino e Polonia Altoé Fusinato nos apresentam, o artigo “A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa”.  Neste trabalho, os autores buscam  verificar se o ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio pode ser potencialmente significativo quando inserido de forma conjunta com o ensino de Física Clássica. Para tal estudo, foram selecionados assuntos que têm em comum os conceitos de calor e energia. As aulas foram preparadas com base na teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e incluídas na grade da disciplina Física. Os autores concluem que é possível a inserção de Fisica Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, desde que esses assuntos sejam inseridos no contexto das limitações dos conceitos clássicos como solução e continuidade do estudo da Física, podendo mudar a concepção do aluno acerca dessa ciência.

O artigo “Abordagem das propriedades coligativas das soluções numa perspectiva de ensino por situação-problema” de autoria de Valéria Barboza Veríssimo e Angela Fernandes Campos, busca identificar e avaliar as ações de aprendizagem dos estudantes e as atitudes deles durante o processo de resolução de uma situação-problema (SP) relacionada com alguns aspectos das propriedades coligativas das soluções.  Assim, os autores consideraram as orientações de Meirieu para construção de uma situação-problema (SP), contemplando os procedimentos: elaboração da SP; elaboração de um questionário de concepções prévias e de um texto intitulado “Água: soluções e propriedades”; elaboração de atividades experimentais; e análise das respostas dos estudantes à situação-problema. A partir da análise da estratégia desenvolvida, os autores concluem que tal abordagem propiciou uma participação ativa dos alunos com oportunidades para levantamento de hipóteses e questionamentos em direção a resolução da situação-problema, bem como possibilitou a interpretação de dados, o uso da linguagem cientifica e a argumentação, que contribuíram para uma formação mais autônoma.

Encerrando este número o artigo “ Desvendando a ecologia local: Atividades interativas”, tem como autores Janilda Pacheco da Costa Antonio Carlos Concellos  Sonia Peres e Gerlinde Agate P. Brasil Teixeira. Neste trabalho, os autores relatam uma ação educativa desenvolvida em uma escola pública de Maricá, RJ, onde foi observado que a comunidade não valorizava o ambiente natural no seu entorno apesar da região possuir diversas áreas de preservação ambiental. Para tanto, foram propostas e realizadas várias estratégias educacionais que envolveram o conhecimento das áreas naturais existentes na região, a saber: Restinga, Mata Atlântica, complexo lagunar e sistema costeiro. Durante a ação, os autores observaram que  os estudantes demonstraram uma mudança no olhar não só para as questões ambientais (antes discutidas de forma distante em sala de aula), mas também para a conservação do ambiente local. Desta forma, os autores puderam confirmar que o uso de ações interdisciplinares associadas à utilização de estratégias educacionais variadas permitem o alcance de resultados significativos no ensino e aprendizagem.

Aproveito o findar desse número, para agradecer aos pesquisadores que tem depositado sua confiança em nosso periódico ao nos agraciar com a submissão de seus artigos.

Ponta Grossa, dezembro de 2011

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

 

 

Sumário

Artigos

Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Marco Antonio Moreira, Victoria Elnecave Herscovitz
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Saul Silva Caetano, Irlan von Linsingen
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Mariane Elisa Weinert, Siumara Aparecida de Lima, Isabel Ribeiro Gravonski, Herivelto Moreira
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Alex Lino, Polônia Altoé Fusinato
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Valéria Barboza Veríssimo, Angela Fernandes Campos
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Janilda Pacheco da Costa, Antonio Carlos Concellos Costa, Sonia Peres, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
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