Abordagem das propriedades coligativas das soluções numa perspectiva de ensino por situação-problema

Valéria Barboza Veríssimo, Angela Fernandes Campos

Resumo


Nesse estudo buscou-se identificar e avaliar as ações de aprendizagem dos estudantes e as atitudes deles durante o processo de resolução de uma situação-problema (SP) relacionada com alguns aspectos das propriedades coligativas das soluções.  A metodologia considerou as orientações de Meirieu para construção de uma situação-problema (SP) e contemplou os procedimentos: elaboração da SP; elaboração de um questionário de concepções prévias e de um texto intitulado “Água: soluções e propriedades”; elaboração de atividades experimentais; e análise das respostas dos estudantes à situação-problema. Os resultados obtidos mostraram que a estratégia didática pautada na resolução da SP exigiu dos estudantes a superação dos conflitos cognitivos gerados, o texto trabalhado potencializou as argumentações e contra-argumentações dos estudantes durante as discussões sobre os resultados das atividades experimentais, e as atividades experimentais favoreceram o desenvolvimento de competências sociais, procedimentais e comunicativas pelos estudantes, estimulando-os a superar dificuldades específicas do domínio científico e a resolução da SP. 


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DOI: 10.3895/S1982-873X2011000300005

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