Modos de pensar sobre entropia e espontaneidade de licenciandos em química a partir da teoria dos perfis conceituais
Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla de mestrado acadêmico, que tem por objetivo analisar a emergência de zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade em uma sequência didática aplicada a licenciandos em química. Justificamos a utilização da teoria dos perfis conceituais por sua importância em se considerar diversos modos de pensar conceitos científicos, que possuem valor pragmático em determinados contextos, bem como a necessidade de apresentar essa pluralidade em situações de ensino e de aprendizagem em sala de aula. Este estudo é um recorte com o objetivo específico de analisar a emergência das zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade a partir das concepções informais e científicas dos estudantes. A pesquisa ocorreu com vinte estudantes matriculados na disciplina Físico-química I do curso de Licenciatura em Química do Campus Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco mediante aplicação de um instrumento constituído de uma única e ampla pergunta, elaborada segundo recomendações da literatura: “o que você entende por entropia?”. A análise evidenciou a emergência das três zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade nas respostas dos estudantes, a saber: zona perceptiva/intuitiva, zona empírica e zona racionalista. Destacamos a ocorrência de respostas majoritariamente associadas a ideia de entropia como grau de desordem de um sistema, em associação direta à questão da espontaneidade dos processos mediante aumento da entropia, que corresponde a zona empírica.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v4n2.8836
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923