Políticas Editoriais

Foco e Escopo

 

A ACTIO: Docência em Ciências (ISSN 2525-8923) é um periódico de caráter científico voltado à pesquisa em Educação de Ciências (Biologia, Física, Química ou Ciências), Educação Matemática e Educação Tecnológica dentro da área de conhecimento Ciências Humanas (7.00.00.00-0) e subárea Educação (7.08.00.00-6), para o CNPQ e na área Ensino (90200000) para a Capes e está organizada em três seções.

ACTIO recebeu o Qualis A3, na avaliação quadrienal da CAPES, referente ao período de 2017-2020.

A ACTIO destina-se a pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, professores da educação básica, e público em geral que se relacionem às áreas indicadas anteriormente.

Publica, com periodicidade quadrimestral, artigos em língua portuguesa, porém, manuscritos submetidos em espanhol, francês e inglês também serão publicados, sem tradução para o português.

A ACTIO: Docência em Ciências adota licenciamento aberto com licença Creative Commons do tipo CC-BY 4.0, por isso não há custos para submissão e publicação dos artigos.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção: Articulações em Ensino de Ciências

Abrange artigos originais e os que se caracterizam como “Estado da Arte” ou “Estado do Conhecimento” (ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006), além de destacarem estudos anteriores sobre o mesmo tema e objeto, bem como dialoguem com produções internacionais.

A seção contempla as temáticas História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Tecnologia (HFCT); Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC e TDIC); Relações CTSA; Formação Docente; Ensino e Aprendizagem em Ciências; Educação Inclusiva em Ensino de Ciências; dentre outras, desde que dialoguem com a produção da área e tragam novos e relevantes resultados, sobretudo nos aspectos metodológicos, para a Educação em Ciências nas áreas do conhecimento de Biologia, Física, Química ou Ciências.

Também inclui-se as pesquisas que versam sobre produção de conhecimento a partir da avaliação de processos educativos que evidenciam a presença de TIC/TDIC ou pretendam desenvolver objetivos educacionais vinculados à tais tecnologias.

Editores
  • Leandro Duso
  • Leonir Lorenzetti
  • Nancy Niezwida
  • Fabiana Pauletti
  • João Amadeus Pereira Alves
  • Graziela Piccoli Richetti
  • Marcus Ribeiro
  • Rodrigo Souza
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção: Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática

Busca incorporar artigos originais que descrevam e analisem os resultados da utilização de Produtos Educacionais em ensino de Ciências e Matemática e que demonstrem a concepção, desenvolvimento e validação de tais produtos enquanto fruto de um processo de investigação científica na área de Ensino de Ciências e Matemática. Trata-se de uma demanda para dar visibilidade às produções derivadas das dissertações e teses dos mestrados e doutorados profissionais na subárea de Ensino de Ciências resultantes de investigações científicas realizadas em ambientes educacionais, levando em consideração as suas características.

Editores
  • Fabiana Hussein
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção: Educação Matemática

Reúne artigos originais referentes aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática com temáticas relacionadas à formação de professores (inicial e/ou continuada); tecnologias digitais (TD) na Educação Matemática, filosofia da educação matemática, metodologias de ensino; educação inclusiva, entre outros. Pretende contribuir com a divulgação de pesquisas na área de educação matemática que influenciem e fortaleçam os vínculos com a prática pedagógica.

Editores
  • Mirian Andrade Gonçalez
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas da ACTIO

Espaço para publicação de entrevistas promovidas e/ou encomendadas pela ACTIO.

Editores
  • Marcelo Lambach
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Avaliação por pares: A análise e a aprovação das contribuições à ACTIO: Docência em Ciências serão realizadas por pares, de comprovada autoridade acerca das temáticas presentes nas submissões, sendo realizada por pelo menos um avaliador externo à Instituição.

2. Avaliação anônima: Adota-se o sistema de avaliação anônima (Double-blind review) para análise das contribuições, com pelo menos dois revisores, de acordo com os critérios de avaliação da ACTIO: Docência em Ciências.

3. Quando da submissão de artigos, os autores são comunicados, pelo editor, sobre recebimento do original. Os autores voltam a ser contatados quando o editor tem em mãos seu parecer, elaborado a partir dos pareceres emitidos pelos revisores. No caso de artigos aprovados com pequenas modificações, o contato entre editor e autores continua até o artigo estar reelaborado segundo as exigências dos pareceres emitidos. Todos os autores são comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido. Por fim, no tempo devido, os autores de artigos aprovados, são comunicados sobre a edição em que o texto efetivamente virá a público.

4. Os avaliadores respondem ao seguinte Formulário de Avaliação on line. Mas, pode ser acessado de forma off line, clicando aqui.

5. A avaliação levará em conta os seguintes critérios: contribuição à área da educação; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que sejam considerados os pareceres e que o artigo seja reformulado no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

6. Caso os árbitros apresentem pareceres discordantes, ou se por algum outro motivo os editores considerarem necessário, o artigo será enviado a um terceiro árbitro.

7. A partir dos pareceres, os editores poderão decidir:

  • Aceitar o artigo submetido: como está ou com ligeiras modificações;
  • Publicar com modificações: a contar da data de envio dos pareceres pela editoria, o autor disporá de até 30 dias para atender e comentar as reformulações sugeridas pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Estas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores. Em situações que, sem justificativa, o autor demore mais que o prazo máximo para reformulação, o artigo será automaticamente rejeitado. Os editores se reservam o direito de não publicar o trabalho se as reformulações não atenderem às exigências, sem justificativas convincentes.
  • Rejeitar: o trabalho não será publicado na ACTIO.


8. A versão dos artigos aprovados, gerada nas instâncias de composição, diagramação e revisão especializada de língua portuguesa e estrangeira é reenviada aos autores para aprovação;

9. Não há prazo determinado para o envio de artigos para a publicação nas edições regulares, cujo fluxo de recebimento e processamento é contínuo. Ao serem revisados e editados, os artigos são publicados por ordem cronológica de conclusão da editoração. Caso haja mais de um artigo finalizado para publicação do mesmo autor, a ACTIO publicará somente um artigo na edição ou nas edições do mesmo ano, conforme o fluxo de artigos submetidos para avaliação. Para as edições temáticas há chamadas específicas de artigos (Call for Papers) divulgadas amplamente à comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências e em Educação Matemática.

 

Periodicidade

Quadrimestral, sendo que o fluxo para a submissão e de publicação ocorre de forma contínua. Portanto, os artigos aprovados são publicados a qualquer tempo ao longo do período que compreende cada número.

  • O número 1 de cada volume compreende os meses de janeiro à abril;
  • O número 2 de cada volume compreende os meses de maio à agosto;
  • O número 3 de cada volume compreende os meses de setembro à dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A ACTIO é gerenciada pela plataforma Open Journal Systems (OJS) fornecido pelo Public Knowledge Project (PKP) e segue padrões e protocolos de integração/interoperabilidade por meio do Open Archives Iniciative Protocol for  Metadata  Harvesting (OAI-PMH).

A ACTIO adota licenciamento aberto com licença Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Buscadores - Indexadores - Redes Sociais

BUSCADORES

Actualidad Iberoamericana

Ajman University Library

BASE - Bielefeld University Library

Berlin Social Science Center (WZB)

Declaration on Research Assessment

Edubase

Europub

Hinari - Research for Health

Hochschule Hannover

ISSN International Centre

JURN

Leibniz Information Centre for Science and Technology and University Library (TIB)

Leuphana Universität Lüneburg

Lincoln University

LivRe - Revistas de livre acesso

Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Portal de Periódicos da Capes

Pusan National University Library - PNU Library

Shizuoka University

Universität Hamburg

Universität Leipzig

University of Saskatchewan

University of Wisconsin-Madison Libraries

Vrije Universiteit Brussel

WorldCat - network of library

Zentrale Hochschulbibliothek Lübeck (ZHB)

INDEXADORES COM METADADOS

Diadorim

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

ERIH PLUS

International Institute of Organized Research (I2OR)

IIFS - International Impact Factor Services

Latindex

Open Academic Journals Index (OAJI)

PKP Index - Public Knowledge Project

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB)

Red latinoamericana de revistas académicas en ciencias sociales y humanidades (LatinREV)

Scilit “scientific” and “literature” - database

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)

INDEXADORES DE MÉTRICAS

DOI Registration Agency

General Impact Factor (GIF) and Universal Digital Object Information

Google Acadêmico

REDES SOCIAIS

https://www.facebook.com/actio.revista.ppgfcet/

https://twitter.com/ActioEnsino

https://www.instagram.com/actiodocencia/

https://www.researchgate.net/profile/Actio_Docencia_Em_Ciencia

https://independent.academia.edu/ActioCiencias

https://www.mendeley.com/profiles/actio-docencia/



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr