Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A ACTIO: Docência em Ciências (ISSN 2525-8923) é um periódico de caráter científico voltado à pesquisa em Educação de Ciências (Biologia, Física, Química ou Ciências) e em Educação Matemática, dentro da área de conhecimento Ciências Humanas (7.00.00.00-0) e subárea Educação (7.08.00.00-6), para o CNPQ e na área Ensino (90200000) e subárea Ensino de Ciências (90201000) para a Capes e está organizada em três seções.

A ACTIO destina-se a pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, professores da educação básica, e público em geral que se relacionem às áreas indicadas anteriormente.

Publica, com periodicidade quadrimestral, artigos em língua portuguesa, porém, manuscritos submetidos em espanhol, francês e inglês também serão publicados, sem tradução para o português.

A ACTIO: Docência em Ciências adota licenciamento aberto com licença Creative Commons do tipo CC-BY 4.0, por isso não há custos para submissão e publicação dos artigos.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção: Articulações em Ensino de Ciências

Abrange artigos originais e de revisão referentes às temáticas História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Relações CTSA; Formação Docente; Ensino e Aprendizagem em Ciências; Educação Inclusiva em Ensino de Ciências; dentre outras, desde que dialoguem com a produção da área e tragam resultados relevantes para a Educação em Ciências nas áreas do conhecimento de Biologia, Física, Química ou Ciências.

Editores
  • Leonir Lorenzetti
  • Fabiana Pauletti
  • João Pereira Alves
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção: Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática

Busca incorporar artigos originais que descrevam e analisem os resultados da utilização de produtos educacionais em ensino de Ciências e Matemática e que demonstrem a concepção, desenvolvimento e validação de tais produtos enquanto fruto de um processo de investigação científica na área de Ensino de Ciências e Matemática. Trata-se de uma demanda para dar visibilidade às produções dos mestrados profissionais na subárea de Ensino de Ciências resultantes de investigações científicas realizadas em ambientes educacionais, levando em consideração as suas características.

Editores
  • Fabiana Hussein
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção: Educação Matemática

Reúne artigos originais referentes aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática com temáticas relacionadas à formação de professores (inicial e/ou continuada); tecnologias digitais (TD) na Educação Matemática, filosofia da educação matemática, metodologias de ensino; educação inclusiva, entre outros. Pretende contribuir com a divulgação de pesquisas na área de educação matemática que influenciem e fortaleçam os vínculos com a prática pedagógica.

Editores
  • Mirian Andrade Gonçalez
  • Maria Panossian
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas da ACTIO

Espaço para publicação de entrevistas promovidas e/ou encomendadas pela ACTIO.

Editores
  • Marcelo Lambach
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Avaliação por pares: A análise e a aprovação das contribuições à ACTIO: Docência em Ciências serão realizadas por pares, de comprovada autoridade acerca das temáticas presentes nas submissões, sendo realizada por pelo menos um avaliador externo à Instituição.

2. Avaliação anônima: Adota-se o sistema de avaliação anônima (Double-blind review) para análise das contribuições, com pelo menos dois revisores, de acordo com os critérios de avaliação da ACTIO: Docência em Ciências.

3. Quando da submissão de artigos, os autores são comunicados, pelo editor, sobre recebimento do original. Os autores voltam a ser contatados quando o editor tem em mãos seu parecer, elaborado a partir dos pareceres emitidos pelos revisores. No caso de artigos aprovados com pequenas modificações, o contato entre editor e autores continua até o artigo estar reelaborado segundo as exigências dos pareceres emitidos. Todos os autores são comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido. Por fim, no tempo devido, os autores de artigos aprovados, são comunicados sobre a edição em que o texto efetivamente virá a público.

4. Os avaliadores respondem ao seguinte Formulário de Avaliação on line. Mas, pode ser acessado de forma off line, clicando aqui.

5. A avaliação levará em conta os seguintes critérios: contribuição à área da educação; originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema; consistência argumentativa; rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que sejam considerados os pareceres e que o artigo seja reformulado no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

6. Caso os árbitros apresentem pareceres discordantes, ou se por algum outro motivo os editores considerarem necessário, o artigo será enviado a um terceiro árbitro.

7. A partir dos pareceres, os editores poderão decidir:

  • Aceitar o artigo submetido: como está ou com ligeiras modificações;
  • Publicar com modificações: a contar da data de envio dos pareceres pela editoria, o autor disporá de até 30 dias para atender e comentar as reformulações sugeridas pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Estas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores. Em situações que, sem justificativa, o autor demore mais que o prazo máximo para reformulação, o artigo será automaticamente rejeitado. Os editores se reservam o direito de não publicar o trabalho se as reformulações não atenderem às exigências, sem justificativas convincentes.
  • Rejeitar: o trabalho não será publicado na ACTIO.


8. A versão dos artigos aprovados, gerada nas instâncias de composição, diagramação e revisão especializada de língua portuguesa e estrangeira é reenviada aos autores para aprovação;

9. Não há prazo determinado para o envio de artigos para a publicação nas edições regulares, cujo fluxo de recebimento e processamento é contínuo. Ao serem revisados e editados, os artigos são publicados por ordem cronológica de conclusão da editoração. Caso haja mais de um artigo finalizado para publicação do mesmo autor, a ACTIO publicará somente um artigo na edição ou nas edições do mesmo ano, conforme o fluxo de artigos submetidos para avaliação. Para as edições temáticas há chamadas específicas de artigos (Call for Papers) divulgadas amplamente à comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências e em Educação Matemática.

 

Periodicidade

Quadrimestral, sendo que o fluxo para a submissão e de publicação ocorre de forma contínua. Portanto, os artigos aprovados são publicados a qualquer tempo ao longo do período que compreende cada número.

  • O número 1 de cada volume compreende os meses de janeiro à abril;
  • O número 2 de cada volume compreende os meses de maio à agosto;
  • O número 3 de cada volume compreende os meses de setembro à dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A ACTIO é gerenciada pela plataforma Open Journal Systems (OJS) fornecido pelo Public Knowledge Project (PKP) e segue padrões e protocolos de integração/interoperabilidade por meio do Open Archives Iniciative Protocol for  Metadata  Harvesting (OAI-PMH).

A ACTIO adota licenciamento aberto com licença Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


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Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

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