De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química

Jhonny Araujo Aguiar, Thaís Andressa Lopes de Oliveira, Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Marcelo Pimentel da Silveira

Resumo


As oficinas temáticas são continuamente utilizadas no ensino de Química. São instrumentos que possibilitam a construção de ambientes de investigação em sala de aula, a fim de romper com o ensino tradicional e proporcionar a significação dos conceitos estudados. Acreditando em suas potencialidades didáticas, o presente artigo apresenta parte das reflexões emergentes da construção de uma oficina temática sobre o tema petróleo, a partir da adaptação das atividades de uma sequência didática sobre o mesmo tema gerador. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar quais as principais dificuldades enfrentadas por um grupo de bolsistas de um subprojeto PIBID de Química na construção de uma oficina temática. Para tal, a coleta de dados se deu pelo acompanhamento do processo de elaboração da oficina e das reflexões decorrentes dessa atividade descritas em seus Diários Reflexivos. Os dados obtidos revelaram que, durante o percurso de construção da oficina, as dificuldades enfrentadas pelos bolsistas estavam relacionadas principalmente à elaboração das atividades, à seleção dos conteúdos, ao controle do tempo, à definição da problematização inicial e ao estabelecimento dos critérios de avaliação. Tais resultados reforçam a importância da reflexão sobre o planejamento didático desde a formação inicial, a fim de formar professores atentos aos mais diversos desafios que o planejamento de atividades de ensino pode apresentar.


Palavras-chave


Aprendizagem; Ensino de Química; Estratégias Didáticas; Funções Docentes; Planejar

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v4n1.7619

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr