A natureza da ciência e a formação de professores: um diálogo necessário

Flávio Tajima Barbosa, Joanez Aparecida Aires

Resumo


A Natureza da Ciência (NdC) é entendida como um dos aspectos mais fundamentais no que diz respeito à construção, ao estabelecimento e à organização do conhecimento científico. Refere-se, de uma maneira geral, à epistemologia e à sociologia da Ciência, aos valores e às crenças inerentes ao conhecimento científico e seu desenvolvimento. Procuramos destacar neste artigo o fato de que a formação de professores poderia dar foco à importância do entendimento da NdC para o ensino de Ciências, bem como as habilidades necessárias para o desenvolvimento dessa abordagem. Acreditamos que para realçar o conteúdo pedagógico relacionado à NdC, os professores necessitam de oportunidades para reflexão e discussão sobre as questões da NdC e orientações práticas para o ensino da NdC. Assim, o objetivo deste artigo é discutir as possibilidades de se incluir reflexões referentes à NdC nos cursos de formação de professores, procurando apresentar caminhos possíveis para essa integração. Apresentamos de modo breve o projeto europeu History and Philosophy in Science Teaching (HIPST), um caso de sucesso na utilização de tal abordagem. Ao introduzir reflexões epistemológicas na formação inicial e continuada de professores, deseja-se romper com um pensamento de Ciência largamente hegemônico, cuja base pode ser encontrada nas filosofias positivistas e cujo dogma consiste na transmissão de verdades científicas definitivas e neutras. Acreditamos que o ato de refletir sobre a própria prática constitui-se no momento em que o professor pensa sobre si mesmo enquanto educador, e assim constrói uma visão crítica de sua prática, transformando-a.

Palavras-chave


Natureza da Ciência; História da Ciência; Formação de professores; Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n1.7093

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr