O Manual do Mundo: as derivas da educação química

Fabiana Gomes, Moisés Alves de Oliveira

Resumo


Este trabalho procurou apresentar e pôr em discussão o movimento da química no canal conhecido como Manual do Mundo, um canal de entretenimento educativo que já interessou a mais de 8 milhões de pessoas. O canal especializou-se em produzir vídeos demonstrativos de experimentos de ciências usando uma linguagem informal endereçada ao público jovem. Olhamos a química que é deslocada do mundo off-line ao mundo online como estratégia de arregimentação e convencimento para dar visibilidade e prestígio ao discurso científico que esse canal veicula mantendo o canal em funcionamento. Esses novos espaços de mobilidade do jovem estão produzindo uma outra forma de pensar e de aprender. Nos apropriamos das teorizações de Bruno Latour sobre enunciados e modalidades para analisar as derivas em relação ao discurso pedagógico apresentado no vídeo Como fazer tinta invisível. Em seu interior vimos os elementos que o apresentador, Iberê Thenório, utiliza como estratégia de arregimentação de aliados, que colocam em circulação enunciados científicos capazes de deslocar a química a lugares outros que não os institucionalmente naturalizados. A atuação do Iberê, o híbrido jornalista-cientista-professor, é um dos pontos que causam o sucesso do canal, uma vez que, ao se apropriar de vários elementos coloca em movimento sua ciência: a química experimental do laboratório.


Palavras-chave


Manual do Mundo; Ciência de Laboratório; Bruno Latour; Ensino de Química; Ensino de Ciências

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n1.6859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr