O Manual do Mundo: as derivas da educação química
Resumo
Este trabalho procurou apresentar e pôr em discussão o movimento da química no canal conhecido como Manual do Mundo, um canal de entretenimento educativo que já interessou a mais de 8 milhões de pessoas. O canal especializou-se em produzir vídeos demonstrativos de experimentos de ciências usando uma linguagem informal endereçada ao público jovem. Olhamos a química que é deslocada do mundo off-line ao mundo online como estratégia de arregimentação e convencimento para dar visibilidade e prestígio ao discurso científico que esse canal veicula mantendo o canal em funcionamento. Esses novos espaços de mobilidade do jovem estão produzindo uma outra forma de pensar e de aprender. Nos apropriamos das teorizações de Bruno Latour sobre enunciados e modalidades para analisar as derivas em relação ao discurso pedagógico apresentado no vídeo Como fazer tinta invisível. Em seu interior vimos os elementos que o apresentador, Iberê Thenório, utiliza como estratégia de arregimentação de aliados, que colocam em circulação enunciados científicos capazes de deslocar a química a lugares outros que não os institucionalmente naturalizados. A atuação do Iberê, o híbrido jornalista-cientista-professor, é um dos pontos que causam o sucesso do canal, uma vez que, ao se apropriar de vários elementos coloca em movimento sua ciência: a química experimental do laboratório.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v3n1.6859
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923