As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente

Laudelina Braga

Resumo


Esta pesquisa analisa as percepções dos licenciandos de química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu em relação à formação inicial. A investigação pretende refletir sobre a formação inicial de professores e a aprendizagem docente. O foco do estudo será voltado para a influência/relação das percepções dos acadêmicos para com a formação inicial na Licenciatura em Química, bem como as motivações destes em seguirem a profissão docente. Visando a cumprir os objetivos propostos, serão analisadas as falas dos licenciandos em quatro níveis de percepção de análise sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente), os quais são: (1) interesse; (2) conhecimento; (3) reflexão; (4) comunidade. As análises e discussões das percepções dos licenciandos a partir dos FAD indicam que as percepções dos licenciandos em relação à formação inicial contém elementos que influenciam o processo da aprendizagem docente dos professores em formação em um e mais focos constituintes dos FAD em graus diferenciados. Identificamos grande influência dos seguintes focos: interesse pela docência (Foco 1), conhecimento prático da docência (Foco 2) e também reflexão sobre a docência (Foco 3).

Palavras-chave


Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n1.6836

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr