Levantamento bibliográfico de trabalhos apresentados no ENEQ e ENPEC com a temática tabela periódica
Luara Wesley Candeu Ramos, Larissa Caroline da Silva Borges, Thanile Andressa Ghiraldi, José Bento Suart Júnior
Resumo
O presente trabalho analisa qualitativamente a temática Tabela Periódica nos anais de congresso: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), a partir dos anos 2000 até 2016. A investigação pretende averiguar as temáticas que mobilizaram o interesse dos pesquisadores, para que assim, este trabalho, sirva de subsídio na construção de uma sequência didática, a qual será aplicada pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, cujas atividades desenvolvidas tem a finalidade de incentivar a formação e a capacitação dos alunos, por meio da reflexão sobre a prática pedagógica. Como categorias de análise dos trabalhos levantados foram utilizadas as linhas temáticas do ENEQ, dado a maior parte do material de análise desta pesquisa pertencer a este evento. A partir dos resultados apresentados é possível identificar a associação da temática Tabela Periódica à atividades lúdicas, assim como a materiais didáticos para o ensino de química, objetivando a motivação e o interesse dos alunos em aprender ciência, o que favorece o processo de ensino e aprendizagem. Observa-se, ainda, um aumento significativo das produções no decorrer dos anos, sendo que no ENEQ de 2016 a quantidade de trabalhos é superior às demais edições dos eventos analisados.
Palavras-chave
Tabela periódica; Anais de congressos; Levantamento bibliográfico
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v3n1.6833
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923