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ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio
Levantamento bibliográfico de trabalhos
apresentados no ENEQ e ENPEC com a
temática tabela periódica
RESUMO
Luara Wesley Candeu Ramos
luaracand@gmail.com
Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR), Apucarana, Paraná,
Brasil
Larissa Caroline da Silva Borges
larissaborges@alunos.utfpr.edu.br
Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR), Apucarana, Paraná,
Brasil
Thanile Andressa Ghiraldi
thanileg02@hotmail.com
Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR), Apucarana, Paraná,
Brasil
José Bento Suart Júnior
suart@utfpr.edu.br
Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR), Apucarana, Paraná,
Brasil
O presente trabalho analisa qualitativamente a temática Tabela Periódica nos anais de
congresso: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), a partir dos anos 2000 até 2016. A
investigação pretende averiguar as temáticas que mobilizaram o interesse dos
pesquisadores, para que assim, este trabalho, sirva de subsídio na construção de uma
sequência didática, a qual será aplicada pelos alunos do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Química, da Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, cujas atividades desenvolvidas tem a finalidade de incentivar a formação e a
capacitação dos alunos, por meio da reflexão sobre a prática pedagógica. Como categorias
de análise dos trabalhos levantados foram utilizadas as linhas temáticas do ENEQ, dado a
maior parte do material de análise desta pesquisa pertencer a este evento. A partir dos
resultados apresentados é possível identificar a associação da temática Tabela Periódica à
atividades lúdicas, assim como a materiais didáticos para o ensino de química, objetivando
a motivação e o interesse dos alunos em aprender ciência, o que favorece o processo de
ensino e aprendizagem. Observa-se, ainda, um aumento significativo das produções no
decorrer dos anos, sendo que no ENEQ de 2016 a quantidade de trabalhos é superior às
demais edições dos eventos analisados.
PALAVRAS-CHAVE: Tabela periódica. Anais de congressos. Levantamento bibliográfico
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, dentro do contexto de disponibilidade de diferentes
meios desenvolvidos para o ensino da tabela periódica, buscou a pesquisa de
artigos publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ),
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), a partir dos
anos 2000 até 2016, na tentativa de compreender quais temáticas mobilizaram o
interesse dos pesquisadores. Tal levantamento bibliográfico é parte integrante
dos subsídios para a construção de uma sequência didática no interior do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto
Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O PIBID tem, como alguns de seus objetivos, a elevação da qualidade das
ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de
licenciatura das instituições de educação superior e a inserção dos licenciados no
cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração
entre a Educação Superior e a Educação Básica. O Programa visa também
proporcionar aos futuros professores participação em experiências
metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no
processo de ensino e aprendizagem.
A compreensão da Tabela Periódica se torna necessária para aprendizes da
ciência Química, já que a aprendizagem de diversos outros conceitos depende do
conhecimento das propriedades periódicas. Tem-se relatado em pesquisas as
dificuldades enfrentadas no ensino dos temas Tabela Periódica e periodicidade.
Por isso, a importância de se buscar estudar e desenvolver esta temática no
âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência (PIBID), uma vez
que esta temática, pode possibilitar uma compreensão mais reflexiva sobre os
diversos aspectos que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem da
Química.
Na educação em Química, tanto no ensino fundamental quanto no ensino
médio, os estudos sobre a Tabela Periódica são de fundamental importância para
a compreensão dos diversos conceitos químicos. Estes estudos, porém,
geralmente se dão de forma fragmentada. Tais equívocos praticados na educação
em Química sugerem que se faz necessário conhecer melhor a história da
elaboração e reelaboração da Tabela Periódica dos elementos químicos. Tanto no
ensino fundamental e médio quanto na licenciatura, um contato maior com essa
história poderia aumentar a compreensão sobre o funcionamento” da tabela
bem como sobre a própria história dos elementos (FLÔR, 2008).
Segundo o PCN+ (BRASIL, 2002) uma das possibilidades de se trabalhar a
tabela periódica de um modo mais significativo para os estudantes seria a sua
reconstrução histórica com base nas propriedades macroscópicas, tal como foi
feita por Mendeleev, além da discussão dos elementos e seus compostos com
foco nas propriedades periódicas (SOUZA, 2015).
A tabela periódica tradicional apresenta o nome de cada elemento, o
símbolo do elemento e o número atômico. Atualmente, existem tabelas
periódicas mais completas, que apresentam também propriedades atômicas e
propriedades físicas. Na internet se encontram disponíveis várias formas de
tabela periódica interativa. Considerando todo o desenvolvimento do
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
conhecimento relacionado à tabela periódica, torna-se importante identificar de
que forma essa apresentação é realizada (BARRETO, 2016).
Para Trassi (2001), ensinar corretamente como a tabela periódica foi
construída significa ensinar como o homem pensa em termos de ciência para
que, por meio das informações recebidas, o aluno possa chegar à compreensão
da realidade e do papel da Química, não adquirindo tais informações
passivamente. Esse autor também destaca que o computador pode ter um papel
muito importante como material de apoio, levando o aluno a se envolver com o
conteúdo, levantar hipóteses e chegar às suas próprias conclusões. Assim, dentre
as alternativas, o computador pode ser aliado se utilizado com disciplina, já que a
internet pode levar os alunos a um desvio do foco central para outros atrativos
que a web oferece.
Diante das disponibilidades dos diferentes meios desenvolvidos para o
ensino da tabela periódica, o presente artigo tem por objetivo fornecer
informações sobre trabalhos publicados na literatura como forma de subsidiar a
escolha de estratégias que possam levar a progressos no ensino aprendizagem.
Em consequência disso foi realizado o levantamento sobre as diferentes
estratégias para o ensino sobre e da tabela periódica, que ainda hoje representa
um marco histórico importante no desenvolvimento da Ciência Química. Com a
Tabela Periódica, a química chegou à maioridade, pois a partir dela a química
tinha agora uma ideia central sobre a qual todo um novo corpo de ciência podia
ser construído (STRATHERN, 2002).
METODOLOGIA
Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento de anais
de congressos, acerca do assunto tabela periódica. A pesquisa do material
envolveu a utilização das palavras-chave “Tabela Periódica”, “metodologia de
ensino de Tabela Periódica”, “ensino/aprendizagem de propriedades periódicas”,
“propriedades periódicas e “elemento químico” presentes nos artigos
publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ) e Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), ao longo dos anos de
2000 até 2016.
A análise do material foi feita por meio da pesquisa qualitativa, que tem
como princípio o exame de materiais que ainda não receberam tratamento
analítico ou que podem ser reexaminados com vista a uma interpretação nova ou
complementar.
A partir dos dados obtidos analisamos, por meio de uma abordagem
qualitativa, os diferentes relatos e as conclusões tiradas pelos próprios autores, e
em seguida, após a leitura dos trabalhos, foi feita a separação dos mesmos por
grupos, sendo cada grupo com sua respectiva área de pesquisa advinda das
classificações propostas pelos próprios congressos, os quais apresentam suas
interpretações a respeito da eficácia da estratégia empregada, considerando as
vantagens e desvantagens de cada uma das propostas, com a finalidade de
verificar se os mesmos contribuem com o trabalho do professor no
desenvolvimento de estratégias.
Após a realização do levantamento bibliográfico dos trabalhos apresentados
no ENEQ e ENPEC com a temática Tabela Periódica, a partir de 2000, realizou-se a
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
categorização desses artigos, de acordo com as linhas temáticas presentes nos
anais desses eventos. Ao observar que os trabalhos apresentados são divididos
em linhas temáticas com diferentes nomes para pesquisas paralelas, buscou-se
elencar categorias correlatas entre esses eventos, utilizando como categorias
base as linhas temáticas do ENEQ, pois a maior parte dos trabalhos levantados
pertence a esse evento.
Consequentemente, utilizaram-se como categorias as seguintes linhas
temáticas: i) Ensino e aprendizagem; ii) Formação de Professores ; iii)Materiais
Didáticos ; iv) Linguagem e Cognição; v) Experimentação no Ensino ; vi) História,
Filosofia e Sociologia da Ciência; vii)Educação em espaços não-formais e
divulgação científica; viii) Tecnologias da Informação e Comunicação TIC, ix)
Educação ambiental; x) Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade; xi) Currículo
e Avaliação; xii) Inclusão e Políticas Educacionais.
A seguir, busca-se ilustrar o contexto das produções encontradas no interior
dos anais dos congressos utilizados como fonte para o presente levantamento
bibliográfico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Realizada a leitura dos artigos, com a finalidade de categorizá-los percebeu-
se que, das doze categorias elencadas a priori, e que são as linhas temáticas do
ENEQ, somente oito foram utilizadas. As categorias, v) Experimentação no
Ensino, vii) Educação em espaços não-formais e divulgação científica, ix)
Educação ambiental e xi) Currículo e Avaliação não possuíam artigos com o tema
Tabela Periódica.
Assim sendo, apresenta-se na figura 1, a seguir um gráfico que estabelece a
quantidade de artigos levantados por categorias elencadas.
Figura 1: Quantidade de trabalhos por categoria
Fonte: Autoria própria (2017).
Na figura 1 acima é possível observar a expressividade de trabalhos
apresentados com a temática Tabela Periódica nos eventos no período analisado.
Destaca-se especialmente o número de trabalhos nas categorias Ensino-
7
2
18
4
23
3 3
2
0
5
10
15
20
25
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
aprendizagem e Materiais Didáticos. Buscar-se-á, por meio dos artigos
analisados, a seguir, entender quais os fatores que levam essa temática ser
amplamente trabalhada nessas três categorias.
Os artigos que compõem as categorias elencadas na figura 1 seguem nos
quadros abaixo, explicitando-se as categorias e os perfis de artigos que as
compõem.
Categoria 1: Ensino e Aprendizagem
A análise dos artigos que compõem as categorias foi realizada com a leitura
somente dos resumos e linhas temáticas dos artigos, isso devido ao fato do
grande número de artigos que foram encontrados. Contudo no desenvolvimento
da pesquisa foram selecionados os que possuíam elementos que podem auxiliar
de forma efetiva na construção de uma sequência didática com a temática Tabela
Periódica. Esses artigos estão apresentados no Quadro 1, a seguir:
Quadro 1: Artigos da categoria Ensino e Aprendizagem
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
EA1
Tabela periódica: uma aula
diferenciada.
Resumo
ENEQ
2008
MEDEIROS, E. S.; RIBEIRO, F. B.;
LIMA J. M.; FIELD´S, K. A. P.;
SANTOS L. A. M.; MORAIS L. M.;
ALVES A. J. V.; GUIMARÃES P.
G.; SILVA, A. F. G. M.; MENDES,
C. C. A. Tabela Periódica: uma
aula diferenciada. XIV ENEQ,
2008.
EA2
Vencendo os obstáculos do
ensino de química através
de histórias em quadrinhos
da tabela periódica dos
elementos.
Resumo
ENEQ
2014
SOUSA, B. A.; SOUZA, F. A.;
SILVA, N. C. L.; CUNHA, E. M. F.;
Zan, R. A. Vencendo os
obstáculos do ensino de
química através de histórias em
quadrinhos da Tabela Periódica
dos Elementos. XVII ENEQ,
2014
EA3
A história da química como
facilitadora do processo de
ensino-aprendizagem da
tabela periódica.
Resumo
ENEQ
2016
SILVA, T. G.; GOMES, S. S.;
BRITO, E. B.; FIGUEIRA, K. L.;
ROCHA M. A. G.; LIMA, M. C. P.;
PINHO, G. S. A. A História da
Química como facilitadora do
processo de ensino-
aprendizagem da Tabela
Periódica. XVIII ENEQ, 2016.
EA4
A utilização de jogos no
ensino de química: tabela
periódica.
Resumo
ENEQ
2016
PEREIRA, H. W. F.; CARDOSO, G.
O.; PALMA, R. S.; MARTORANO,
S. A. A.A utilização de jogos no
ensino de química: tabela
periódica. XVIII ENEQ, 2016.
EA5
Construindo uma tabela
periódica sob a perspectiva
da educação inclusiva.
Resumo
ENEQ
2016
CARVALHO, A. S.; SANTOS, C. L.;
SOUZA, G. L. C.; Xavier, G. S.
Construindo uma Tabela
Periódica sob a Perspectiva da
Educação Inclusiva. XVIII ENEQ,
2016.
EA6
Tabela periódica 3D um
recurso didático para o
ensino de ciências.
Resumo
ENEQ
2016
CHEPLI, V.; LAZZARIS, M. J.;
MARTINHO, U. J.; MOREIRA, A.
M.; AREND, K. Tabela periódica
3d um recurso didático para o
ensino de ciências. XVIII ENEQ,
2016.
EA7
Análise das concepções
dos estudantes sobre
Resumo
ENEQ
2016
FREITAS, L. A. B.; SOUZA, F. L.;
MENDES, A. M. V. Análise das
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
propriedades periódicas
dos elementos
considerando os níveis do
conhecimento químico.
concepções dos estudantes
sobre Propriedades Periódicas
dos elementos considerando os
níveis do conhecimento
químico. XVIII ENEQ, 2016.
EA8
Aprendendo química com
a gincana da tabela de
biscoitos.
Resumo
ENEQ
2016
MARQUES, R. R. Aprendendo
química com a GINCANA DA
TABELA DE BISCOITOS. XVIII
ENEQ, 2016.
EA9
Jogo lúdico “onde estou?”:
aula interativa sobre
distribuição eletrônica e
localização dos elementos
químicos na tabela
periódica.
Resumo
ENEQ
2016
FILHO, A. J. R.; RAMOS, E. C. S.
S.; CUTRIM, F. M.; SILVA, M. C.
M.; RIBEIRO, M. H. S.;
CAVALCANTE, K. S. B.; COSTA,
A. C.
Jogo lúdico “Onde Estou?”:
Aula interativa sobre
distribuição eletrônica e
localização dos elementos
químicos na tabela periódica.
XVIII ENEQ, 2016
EA10
Minha bela tabela: uma
proposta investigativa para
auxiliar a aprendizagem
significativa acerca da
tabela periódica partindo
de substâncias do
cotidiano.
Resumo
ENEQ
2016
FIGUEIRA, K. L.; BRITO, E. B.;
GOMES, S. S.; OLIVEIRA, M. S.;
ROCHA, M. A. G.; LIMA, M. C.
P.; PINHO, G. S. A.
Minha bela tabela: uma
proposta investigativa para
auxiliar a aprendizagem
significativa acerca da tabela
periódica partindo de
substâncias do cotidiano. XVIII
ENEQ, 2016.
EA11
Química e literatura na
obra “a tabela periódica de
Primo Levi” por meio de
experimentos
investigativos.
Resumo
ENEQ
2016
SOUSA, R. S. R.; BOTELHO, D.
A.; BICHO, V. A.; SILVA, M. D. B.;
VASCONCELOS, S. M. Química
e Literatura na obra “A Tabela
Periódica de Primo Levi” por
meio de experimentos
investigativos. XVIII ENEQ,
2016.
EA12
Terça insana: irmã Carmem
e o estudo das
propriedades periódicas
dos elementos.
Resumo
ENEQ
2016
SANTOS, A. C. F.; NUNES, A. L.;
CORRÊA, F.; FIORAVANÇO, L. P.;
RODRIGUES, O. E. D.; FOLETTO,
P. Terça Insana: Irmã Carmem e
o estudo das Propriedades
Periódicas dos Elementos. XVIII
ENEQ, 2016.
EA13
A inserção da astronomia
no ensino de química: a
origem dos elementos
químicos como catalisador
de práticas
multidisciplinares.
Resumo
ENEQ
2016
SILVA, L. F.; SILVA, G.R.; COSTA,
D.; CHAGAS, E. A inserção da
astronomia no ensino de
química: A origem dos
elementos químicos como
catalisador de práticas
multidisciplinares. XVIII ENEQ,
2016.
EA14
Os elementos químicos em
rótulos de alimentos:
alunos do EJA descobrindo
a importância da química
na alimentação.
Resumo
ENEQ
2016
SILVA, M. L. F. S.; CRUZ, T. C. S.;
SILVA, D. V. G. Os elementos
químicos em rótulos de
alimentos: Alunos do EJA
descobrindo a importância da
química na alimentação. XVIII
ENEQ, 2016
EA15
O distanciamento do
letramento científico e da
abordagem histórica no
ensino e na aprendizagem
da tabela periódica
Trabalho
Completo
ENEQ
2008
PIRES, A. M.; MOREIRA, J. C. B.;
GONDIM, M. S. C. O
distanciamento do letramento
científico e da abordagem
histórica no ensino e na
aprendizagem da tabela
periódica. XIV ENEQ, 2008.
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
EA16
O ensino da tabela
periódica por meio de
sequências didáticas
contextualizadas.
Trabalho
Completo
ENEQ
2014
COELHO, P. P. B.; ROSA, L. M.
R.; SIQUEIRA, B. I.; OLIVEIRA, C.
V.;
BASTOS, V. A. A.; RATES, A. R.;
SOUZA, J. A.; MONTEIRO, B. A.
P. O Ensino da Tabela Periódica
por meio de sequências
didáticas contextualizadas. XVII
ENEQ, 2014
EA17
O contrato didático na
abordagem das
propriedades periódicas
dos elementos químicos.
Trabalho
Completo
ENEQ
2014
SOUZA, L O.; SILVA, D. M.;
NETO, J. E. S.; SILVA, F. C. V. O
Contrato Didático na
Abordagem das Propriedades
Periódicas dos Elementos
Químicos. XVII ENEQ, 2014.
EA18
A tabela periódica na
educação de jovens e
adultos: um relato das
visões de contextualização
de professores de química.
Trabalho
Completo
ENEQ
2016
LIMA, J. F.; PAULA, T. P.;
MESSEDER, J. C. A tabela
periódica na educação de
jovens e adultos: um relato das
visões de contextualização de
professores de química. XVIII
ENEQ, 2016.
EA19
Tabela periódica montável:
uma proposta lúdica para a
construção de materiais
didáticos.
Trabalho
Completo
ENEQ
2016
SANTOS, A. M. S.; SANTOS, M.
V.; JUNIOR, O. V.; ALVES, D. Á.
Tabela periódica montável:
Uma proposta lúdica para a
construção de materiais
didáticos. XVIII ENEQ, 2016.
EA20
Tabela periódica: elemento
mediador para ensinar
química.
Trabalho
Completo
ENEQ
2016
ZERGER, K. F.; MELO, M. M. R.;
LUCA, A. G. Tabela periódica:
elemento mediador para
ensinar química. XVIII ENEQ,
2016.
EA21
A transposição didática do
conteúdo propriedades
periódicas dos elementos
químicos.
Trabalho
Completo
ENEQ
2016
SILVA, P. N.; SOUZA, L. O.;
SILVA, F. C. V.; NETO, J. E. S. A
Transposição Didática do
Conteúdo Propriedades
Periódicas dos Elementos
Químicos. XVIII ENEQ, 2016.
EA22
Análise da contribuição do
desenho de estudantes
sobre elementos químicos
para o processo de ensino-
aprendizagem.
Trabalho
Completo
ENEQ
2016
UNDLATSCH, A.; SILVA, C. S.
Análise da contribuição do
desenho de estudantes sobre
elementos químicos para o
processo de ensino-
aprendizagem. XVIII ENEQ,
2016.
EA23
A tabela periódica: um
recurso para a inclusão de
alunos com deficiência
visual
Trabalho
Completo
ENPEC
2005
BRITO, L.G.F.; Silva, M.G.L. A
tabela periódica: um recurso
para a inclusão de alunos com
deficiência visual. X ENPEC,
2005.
Fonte: Autoria própria (2017).
Observou-se que nessa categoria foram alocados artigos nos quais são
abordados métodos diferenciados de ensino que favorecem a aprendizagem dos
conceitos científicos; diversas atividades de cunho dico envolvendo a temática;
trabalhos que possuem de forma mais sutil questões ambientalistas e de inclusão
social assim como modalidades diferenciadas de ensino, como a educação de
jovens e adultos.
Percebe-se ainda que, de todas as categorias apresentadas essa é a que
possui maior quantidade de artigos. Um fator que pode contribuir para isso é a
amplitude que a expressão “ensino e aprendizagem” carrega, pois, os diferentes
produtos das pesquisas educacionais averiguam como se dão esses processos de
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
ensino e aprendizagem, o que contribui para o grande número de trabalhos
presentes nessa categoria.
Destacam-se nessa categoria os artigos “O ensino da tabela periódica por
meio de sequências didáticas contextualizadas”, “Tabela periódica montável:
uma proposta lúdica para a construção de materiais didáticos”, “Os elementos
químicos em rótulos de alimentos: alunos do EJA descobrindo a importância da
química na alimentação”. Tem-se nesses artigos a construção dos conceitos
científicos referentes à tabela periódica, com intuito de favorecer a
aprendizagem, proporcionando aos estudantes a aquisição dos processos que
levaram a construção da tabela periódica que se tem na atualidade, ou seja, o
caráter histórico da construção da ciência. Outro aspecto interessante e muito
importante de ser ressaltado é o caráter lúdico das atividades que foram
desenvolvidas nesses trabalhos, pois facilitam o interesse e a motivação dos
alunos para aprender ciência, possibilitando o desenvolvimento dos conteúdos
procedimentais relacionados à esfera do saber fazer ciências adquiridos ao se
realizar a construção da tabela periódica com reflexão.
Os demais artigos analisados apresentam abordagens muito semelhantes
aos do artigo “Tabela periódica montável: uma proposta lúdica para a construção
de materiais didáticos”. Contudo a maior parte desses trabalhos foi apresentada
na modalidade de resumo, sem uma descrição detalhada das atividades
desenvolvidas.
Categoria 2: Formação de professores
Esta categoria destinou-se aos artigos que apresentam em sua pesquisa
elementos que envolvem a temática Tabela Periódica e a formação de
professores de ciências, os resultados seguem no Quadro 2:
Quadro 2: Artigos da categoria formação de professores
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
FP1
A Tabela Periódica e a
Formação continuada de
professores.
Resumo
ENEQ
2016
REIS, G. L.; ALIANE, C. S. M.;
REIS, R. C. A Tabela Periódica
e a Formação continuada de
professores. XVIII ENEQ,
2016.
FP2
O conhecimento pedagógico
do conteúdo: lei e tabela
periódica. Uma reflexão para a
formação do licenciado em
química
Trabalho
Completo
ENPEC
2001
NEVES, L.S; NUÑEZ, I.S;
RAMALHO, B.L.; SILVEIRA G.
C. L; DINIZ, A.L.P. O
conhecimento pedagógico
do conteúdo: lei e tabela
periódica. Uma reflexão para
a formação do licenciado em
química. III ENPEC, 2001.
.
FP3
O elemento químico: o que
pensam os futuros licenciados
em química
Trabalho
Completo
ENPEC
2003
NUÑEZ, I. S; SILVA, M. G. L;
NEVES, L.S; RAMALHO, B.L. O
elemento químico: o que
pensam os futuros
licenciados em química. IV
ENPEC, 2003.
Fonte: Autoria própria (2017).
Nos artigos analisados nessa categoria pôde-se observar a necessidade de
fornecer aos professores de ciência uma formação capaz de atender as
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
demandas educacionais que são apresentadas pelos alunos. Nesse sentido,
percebe-se que no trabalho elencado, no ano de 2001, pesquisas
apresentavam a importância do conhecimento da tabela periódica pelos
professores de química, de forma que possam refletir criticamente sobre o modo
de ensinar os conceitos envolvendo essa temática.
Destaca-se a pequena quantidade de artigos envolvendo o tema Tabela
Periódica com foco específico na formação de professores de química. Diversos
fatores podem estar agregados a essa fração de trabalhos nessa categoria, um
desses pode ser o fato de que os trabalhos que abordam o ponto central desta
pesquisa analisam os produtos de sequências de ensino, aulas e atividades
ministradas nas escolas, sendo pouco expressivos os trabalhos que abordam a
temática considerando seu caráter unicamente teórico.
Categoria 3: Materiais Didáticos
Nesta categoria, foram agrupados artigos que demonstram a utilização de
diferentes materiais no favorecimento do Ensino de Química. Essa relação está
apresentada no Quadro 3.
Quadro 3: Artigos da categoria materiais didáticos
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
MD1
Elaboração de Tabelas
Periódicas para a facilitação da
aprendizagem de Química para
alunos deficientes visuais.
Resumo
ENEQ
2008
OLIVEIRA, C. A. F.; FILHO,
J. B. M. R; SOUSA, K. V.;
LIMEIRA, K. A. C.;
ANDRADE, L. R.; BATISTA,
P. K.; JÚNIOR< U. G. S.
Elaboração de Tabelas
Periódicas para a
facilitação da
aprendizagem de
Química para alunos
deficientes visuais. XIV
ENEQ, 2008.
MD2
Análise da tabela periódica nos
livros didáticos de química do
PNLD 2012.
Resumo
ENEQ
2012
GARCÊS, B. P.; BARROS,
T. T.; PRADO, N. S.
Análise da tabela
periódica nos livros
didáticos de química do
PNLD 2012.XVI ENEQ,
2012
MD3
Análise do uso do livro “Química
na abordagem do cotidiano” e a
aplicação de um jogo didático
no ensino da Tabela Periódica:
estudo de caso.
Resumo
ENEQ
2012
BORGES, M. N.; CHACON,
E. P. Análise do uso do
livro “Química na
abordagem do cotidiano
e a aplicação de um jogo
didático no ensino da
Tabela Periódica: estudo
de caso. XVI ENEQ, 2012.
MD4
Jogo “Perfil da Tabela
Periódica”: Uma proposta de
material didático.
Resumo
ENEQ
2012
ABREU, E. C. F.;
BARBOSA, A. F. M.;
ERDMANN, A.; PEREIRA,
B. G. N.; Mendes, R. B.;
RABELO, R. J. B.; SILVA, V.
N.; FERREIRA, S. A. D.;
MARTINS, D. G. Jogo
“Perfil da Tabela
Periódica”: Uma proposta
de material didático. XVI
ENEQ, 2012.
MD5
A contribuição do jogo didático
Resumo
ENEQ
2016
JUSTINO, M. N.; SILVA, A.
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
na aprendizagem dos conteúdos
de Tabela Periódica.
A. R.; Souza, D. G.; Lopes,
E. S. T.; E. J.; CUTRIM, F.
M.; MARQUES, G. N.;
SANTOS, J. L.; ARAÚJO R.
S. A contribuição do jogo
didático na aprendizagem
dos conteúdos de tabela
periódica. XVIII
ENEQ,2016.
MD6
Ábaco da Tabela Periódica - A
interatividade e o uso de
materiais acessíveis para o
despertar do interesse pela
Química.
Resumo
ENEQ
2016
COSTA, I. S.; RIBEIRINHA,
A. M. T.; TINTI, J. M.;
SANTOS, L. S.; FERREIRA,
M. G.; OLIVEIRA, M. S.;
CRUZ, V. O.; SANTOS, A.
P. B.
Ábaco da Tabela
Periódica - A
interatividade e o uso de
materiais acessíveis para
o despertar do interesse
pela Química. XVIII ENEQ,
2016.
MD7
Análise de uma atividade lúdica
para aprender a tabela
periódica.
Resumo
ENEQ
2016
GOMES, E. B.; OLIVEIRA,
T. R. C. Bingo dos
Elementos Químicos:
Uma Proposta de
Atividade Lúdica e
alternativa para o ensino-
aprendizagem da tabela
periódica. XVIII ENEQ,
2016.
MD8
Brincando com a tabela
periódica.
Resumo
ENEQ
2016
OLIVEIRA, P. J.M.;
FERREIRA, U. V. S.
Brincando com a tabela
periódica. XVIII ENEQ,
2016.
MD9
Construção de uma tabela
periódica com material de baixo
custo utilizada como recurso
didático para o ensino da
química aos deficientes visuais.
Resumo
ENEQ
2016
SOUSA, H. S. A.; VIROLI,
S. L. M.; VIROLI, S. G.;
ALMEIDA, J. N.; RAMOS,
M. L. Construção de uma
tabela periódica com
material de baixo custo
utilizada como recurso
didático para o ensino da
química aos deficientes
visuais. XVIII ENEQ, 2016.
MD10
Elementar: um jogo didático
para o ensino da Tabela
Periódica.
Resumo
ENEQ
2016
LEAL, J. V. C.; SANTOS, J.
C. S.; SILVA, C. S.
Elementar: um jogo
didático para o ensino da
Tabela Periódica. XVIII
ENEQ, 2016.
MD11
Instrumento didático paro o
ensino da tabela periódica à
deficientes visuais.
Resumo
ENEQ
2016
SOUZA, M. L.; PEREIRA, S.
S.; SÁ, R. A. Instrumento
didático paro o ensino da
tabela periódica à
deficientes visuais. XVIII
ENEQ, 2016.
MD12
Proposta de jogo como recurso
didático: Descobrindo a Tabela
Periódica.
Resumo
ENEQ
2016
Helen Wanderley
Fernandes Pereira, Giseli
de Oliveira Cardoso,
Raquel Santos Palma,
Simone Martorano.
Proposta de jogo como
recurso didático:
Descobrindo a Tabela
Periódica. XVIII ENEQ,
2016.
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
MD13
Tabela periódica montável para
auxiliar no processo de ensino-
aprendizagem.
Resumo
ENEQ
2016
SANTOS, A. M. S.;
SANTOS, M. V.; JUNIOR,
O. V.; ALVES, D. Á. Tabela
periódica montável para
auxiliar no processo de
ensino-aprendizagem.
XVIII ENEQ, 2016.
MD14
A utilização de jogos como
abordagem didática para o
ensino da tabela periódica no 1º
ano do Ensino Médio.
Resumo
ENEQ
2016
ALVES, A. A. R.;
BARBOSA, E. A utilização
de jogos como
abordagem didática para
o ensino da tabela
periódica no 1º ano do
Ensino Médio. XVIII
ENEQ, 2016.
MD15
Aprendizagem nas aulas de
Ciências através do jogo lúdico:
Trilha Periódica.
Resumo
ENEQ
2016
MELO, N. S.
Aprendizagem nas aulas
de Ciências através do
jogo lúdico: Trilha
Periódica. XVIII ENEQ,
2016.
MD16
Elaboração de um jogo para
ensino de química: proposta de
atividade lúdica para
compreensão da tabela
periódica e exercício da notação
de fórmulas de compostos
iônicos e moléculas.
Resumo
ENEQ
2016
GARCIA, B. B. M.;
MUNHOS, R. L.; SILVA, J.
C. P. A.; ARICÓ, E. M.
Elaboração de um jogo
para ensino de química:
proposta de atividade
lúdica para compreensão
da tabela periódica e
exercício da notação de
fórmulas de compostos
iônicos e moléculas. XVIII
ENEQ, 2016.
MD17
Jogo Digital Quimif.
Resumo
ENEQ
2016
ARAÚJO, F. B.; REIS, E. S.;
SANTOS, A. V. Jogo
Digital Quimif. XVIII
ENEQ, 2016.
MD18
Construindo uma tabela
periódica sustentável.
Resumo
ENEQ
2016
SOUSA, N. P.; CARVALHO,
J. S.; SANTOS, W. C.
Construindo uma tabela
periódica sustentável.
XVIII ENEQ, 2016.
Fonte: Autoria própria (2017).
Nesta categoria foram agrupados 18 artigos, o que a torna a segunda maior
categoria analisada. Observa-se que assim como na categoria 1- Ensino e
Aprendizagem, a maior parte dos artigos foi apresentada no ENEQ de 2016. O
amplo número de trabalhos desse evento pode ser justificado considerando-se os
dados apresentados pela comissão organizadora do evento, que classificam o
ENEQ de 2016 como o maior de todos os tempos.
Identifica-se nesses artigos a produção de ferramentas que visam
demonstrar a aplicabilidade de diversas formas de materiais, como jogos,
manuais e digitais e atividades lúdicas. No entanto, a maior parte dos artigos
listados nessa categoria são propostas de jogos para utilização em sala de aula
com o objetivo de facilitar e motivar os alunos na aprendizagem dos conceitos
químicos.
Os trabalhos considerados mais relevantes para a construção de uma
sequência didática foram: “A aplicação de um jogo didático no ensino da Tabela
Periódica: estudo de caso”, “Tabela periódica montável para auxiliar no processo
de ensino-aprendizagem” e “A utilização de jogos como abordagem didática para
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
o ensino da tabela periódica no ano do Ensino Médio”. Tais artigos abordam a
aplicabilidade de jogos didáticos para aprendizagem dos alunos.
Constata-se ainda, que dois dos artigos apresentados, estudam as formas
como a tabela periódica tem sido tratada nos livros didáticos, conseguindo por
meio dessas observações, avaliar o alcance pedagógico desses livros na aquisição
do conhecimento dos alunos.
Categoria 4: Linguagem e Cognição
Nesta categoria estão alocados os trabalhos que apresentam abordagens
discursivas no ensino de ciências. Esses artigos estão no Quadro 4, a seguir:
Quadro 4: Artigos da categoria Linguagem e Cognição
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
LC1
Textos literários de
divulgação científica na
elaboração de uma
Sequência Didática sobre
Tabela Periódica.
Trabalho
Completo
ENEQ
2016
TARGINO, A. R. L.; GIORDAN, M.
Textos literários de divulgação
científica na elaboração de uma
Sequência Didática sobre Tabela
Periódica. XVIII ENEQ, 2016.
LC2
Ensino de química:
proposição e testagem
de materiais para cegos
Trabalho
Completo
ENPEC
2005
LOURENÇO, I. M. B; MARZORATI, L.
Ensino de química: proposição e
testagem de materiais para cegos.
V ENPEC, 2005.
Fonte: Autoria própria (2017).
Nos artigos analisados, percebe-se a utilização de textos literários, e
representações diferenciadas das comumente utilizadas no ensino de química.
Tais elementos podem estar introduzidos nessa categoria, pois possibilitam aos
professores e alunos aquisição de outros meios que facilitam o processo de
ensino e aprendizagem, que de alguma forma possuem dificuldades com o ensino
e métodos tradicionalmente empregados.
Categoria 5: História, Filosofia e Sociologia da Ciência
Estão contidos nessa categoria artigos que discorrem sobre a utilização na
História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química. Os artigos
pertencentes a essa categoria, são apresentados no Quadro 5, a seguir:
Quadro 5: Artigos da categoria história, filosofia e sociologia da ciência
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
HFSC1
A História da Ciência na
Educação Química:
Síntese de elementos
transurânicos e extensão
da Tabela Periódica.
Trabalho
Completo
ENEQ
2008
FLÔR, C. C. História da Ciência na
Educação Química: Síntese de
elementos transurânicos e
extensão da Tabela Periódica.
XIV ENEQ, 2008.
HFSC2
História da Ciência nos
livros didáticos de
Química: Tabela
Periódica como objeto
de investigação.
Trabalho
Completo
ENEQ
2016
BARRETO, G. S. N.; XAVIER, J. L.;
SANTOS, J. D.; MESQUITA, N. A.
S. História da Ciência nos livros
didáticos de Química: Tabela
Periódica como objeto de
investigação. XVIII ENEQ, 2016.
HFSC3
A construção histórica
da tabela periódica
Como proposta de
aprendizagem.
Trabalho
Completo
ENPEC
2001
CONSTANTINO, E.S.C. L; DIAS, M.
C. L.; LEÃO, M. B. C. A construção
histórica da tabela periódica
como proposta de
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
aprendizagem. III ENPEC, 2001.
HFSC4
A Tabela Periódica a
partir da abordagem
História e Filosofia da
Ciência: análise de uma
proposta didática
Trabalho
Completo
ENPEC
2011
KRÜGER, A. G; TEIXEIRA, M. L;
AIRES, J. A Tabela Periódica a
partir da abordagem História e
Filosofia da Ciência: análise de
uma proposta didática. VII
ENPEC, 2011.
Fonte: Autoria própria (2017).
Com base nos dados apresentados acima, pode-se admitir que não existe
aumento progressivo de trabalhos apresentados nos eventos analisados, embora
a utilização da História e Filosofia da Ciência esteja “ganhando” espaço nas aulas
de ciência.
Observa-se que os artigos alocados nessa categoria representam uma
ferramenta essencial para abordar a temática Tabela Periódica, pois o processo
histórico de construção da tabela periódica está em andamento, sendo possível o
surgimento de novos elementos que necessitarão ser classificados e incorporados
à tabela periódica. Dessa forma, é importante que os alunos compreendam os
conceitos envolvidos na tabela periódica como um desenvolvimento histórico.
Categoria 6: Inclusão e Políticas Educacionais
Nessa categoria, houve análise de artigos envolvendo a Inclusão e Políticas
educacionais em Ciências. Os artigos pertencentes a essa categoria, o
apresentados no Quadro 6, a seguir:
Quadro 6: Inclusão e Políticas educacionais em Ciências.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
IPEC1
Estudo da evolução da
tabela periódica a
partir de jogos de
cartas com inclusão
social no ensino de
Química.
Resumo
ENEQ
2012
ARAÚJO, R.F.R, BARBOSA, F. L.,
NETO, J.P. Estudo da evolução da
tabela periódica a partir de jogos de
cartas com inclusão social no ensino
de Química. XVI ENEQ, 2012.
IPEC2
Desenvolvimento de
uma tabela periódica
utilizando o sistema
SignWritting.
Trabalho
completo
ENEQ
2016
TOMAZ, M. N.; PUCCINELLI, T.;
CERVI, G.; CEOLA, D.; HUESLMANN,
R. D.; SELL, F. S. F.; MARTIN, M.G.
M.B. Desenvolvimento de uma
tabela periódica utilizando o sistema
SignWritting. XVIII ENEQ, 2016.
IPEC3
Recursos Acessíveis ao
Ensino de Química:
Diagrama Tátil de Linus
Pauling e Tabela
Periódica.
Trabalho
completo
ENEQ
2016
BASTOS, A. R. B.; ABREU, A. M.;
PORTO, C. B.; OLIVEIRA, D. K.; PERES,
D. C.; MACHADO, É. F.; FERREIRA, N.
P.; TEIXEIRA, R.; DANTAS, L. M.;
VINHOLES, M. V. D.; BICCA, N. R.;
FERREIRA, M. M.; JESUS, C. H. P.
Recursos Acessíveis ao Ensino de
Química: Diagrama Tátil de Linus
Pauling e Tabela Periódica. XVIII
ENEQ, 2016.
IPEC4
Confecção de material
didático para a
alfabetização científica
de alunos com
deficiência auditiva.
Trabalho
completo
ENEQ
2016
VERTUAN, G.S.; ANDRADE, J.J.;
ABREU, D. G.; Confecção de material
didático para a alfabetização
científica de alunos com deficiência
auditiva. XVIII ENEQ, 2016.
Fonte: Autoria própria (2017).
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
Na análise desta categoria, um foco em ensino de ciências para todos,
como um direito garantido por lei. No caso de deficientes auditivos usou-se uma
linguagem no sistema de escrita de sinais para a montagem da Tabela Periódica.
o uso de recursos acessíveis sendo usados para a aplicação da Tabela
Periódica no ensino de química, como a construção da mesma, com materiais
recicláveis e de baixo custo.
Categoria 7: Ciência, Tecnologia e Sociedade
Aqui, a análise de artigos envolvendo a Alfabetização científica e
tecnológica, abordagens CTS/CTSA. Os artigos pertencentes a essa categoria, são
apresentados no Quadro 7, a seguir:
Quadro 7: Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
CTS1
Minérios paraibanos:
uma estratégia para a
contextualização de
conceitos relativos à
Tabela Periódica.
Trabalho
completo
ENEQ
2016
FREITAS, A. C.; PEREIRA, A. S.;
OLIVEIRA, L. M.; SILVA, S. F.; WEBER,
K. C.; SALDANHA, T. C. B. Minérios
paraibanos: uma estratégia para a
contextualização de conceitos
relativos à Tabela Periódica. XVIII
ENEQ, 2016.
CTS2
A ação do jogo didático
para o ensino-
aprendizagem da tabela
periódica na trilogia de
Linus Pauling.
Trabalho
completo
ENEQ
2016
CAVALCANTI, J. W.B.; BARROS, E. E.
S.; PEREIRA, S. S.; ANJOS, J. A.L. A
ação do jogo didático para o ensino-
aprendizagem da tabela periódica na
trilogia de Linus Pauling. XVIII ENEQ,
2016.
Fonte: Autoria própria (2017).
Na análise realizada, o artigo que se destacou foi CTS1, que aborda as
relações entre a química e alguns dos minérios encontrados na Paraíba, com o
objetivo de contextualizar os conteúdos programáticos de elementos químicos,
configuração eletrônica e tabela periódica, trazendo uma perspectiva
interessante para a compreensão e interpretação da Tabela Periódica.
Categoria 8: Tecnologias da Informação e Comunicação TIC
Nessa categoria foram analisados artigos envolvendo a temática Tecnologias
da Informação e Comunicação TIC. Esses artigos, são apresentados no Quadro
8, a seguir:
Quadro 8: Tecnologias da Informação e Comunicação TIC.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
TIC1
As Aventuras de Gregor II: um
instrumento auxiliador no
ensino do conteúdo de Tabela
Periódica
Resumo
ENEQ
2016
MEDEIROS, J.H., SENA, C.P.S.,
FREITAS, T.A. As Aventuras de
Gregor II: um instrumento
auxiliador no ensino do
conteúdo de Tabela Periódica.
XVIII ENEQ, 2016.
TIC2
ELEMENTOS QUÍMICOS EM
DESTAQUE: uma proposta de
ferramenta tecnológica para o
ensino dos elementos
químicos e suas aplicações
dentro de uma estrutura de
Resumo
ENEQ
2016
SANTANA, C.M.L., ALMEIDA,
M.G., AQUINO, K.A.S.
ELEMENTOS QUÍMICOS EM
DESTAQUE: uma proposta de
ferramenta tecnológica para o
ensino dos elementos químicos e
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
Título do artigo
Modalidade
Evento
Ano
Referência
hipertextos.
suas aplicações dentro de uma
estrutura de hipertextos. XVIII
ENEQ, 2016.
TIC3
O ensino da tabela periódica a
partir da utilização de recursos
audiovisuais.
Resumo
ENEQ
2016
DAHER, T.O., SENA, P.S.,
GENEROSO, M., PINHEIRO, E.V.,
SILVA, A.L., VITRO, P.H., PEREIRA,
A.S. O ensino da tabela periódica
a partir da utilização de recursos
audiovisuais. XVIII ENEQ, 2016.
TIC4
O ensino do desenvolvimento
histórico da Tabela Periódica
por meio de um Objeto Virtual
de Aprendizagem.
Resumo
ENEQ
2016
LEITE, M.A.S., SOARES, M.H.F.B.,
BENITE, A. M.C. O ensino do
desenvolvimento histórico da
Tabela Periódica por meio de um
Objeto Virtual de Aprendizagem.
XVIII ENEQ, 2016.
TIC5
Tabela periódica interativa
como aplicativo para o ensino
de química.
Resumo
ENEQ
2016
SOUZA, H. S, VIROLI, S. L. M,
ALMEIDA, J.N. Tabela periódica
interativa como aplicativo para o
ensino de química. XVIII ENEQ,
2016.
TIC6
Tabela Periódica mobile:
potencialidades de uma
proposta de ensino das
propriedades periódicas pelo
uso do aplicativo “Tabela
Periódica Educalabs”.
Resumo
ENEQ
2016
DIONYSIO. L.G.M., FERREIRA,
S.N. Tabela Periódica mobile:
potencialidades de uma
proposta de ensino das
propriedades periódicas pelo uso
do aplicativo “Tabela Periódica
Educalabs”. XVIII ENEQ, 2016.
TIC7
Uso do quiptabela no ensino
de química: uma análise à luz
da teoria da instrumentação.
Trabalho
completo
ENEQ
2016
SILVEIRA, T. A., CARVALHO,
M.R.A., LEITE, B.L. Uso do
quiptabela no ensino de
química: uma análise à luz da
teoria da instrumentação. XVIII
ENEQ, 2016.
Fonte: Autoria própria (2017).
Nesta categoria pode-se identificar diversos trabalhos em que o ensino da
tabela periódica está associado à utilização de instrumentos de ensino digitais,
como simuladores e programas computacionais. Observa-se ainda que essas
ferramentas configuram um importante recurso didático para o ensino do
conteúdo, pois fornecem dinamismo ao serem empregadas em sala de aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A tabela periódica como conteúdo disciplinar é vista pelos professores como
um assunto de extrema relevância no ensino da química. Contudo, todo potencial
do uso da contextualização que poderia ser utilizado para abordar tal tema não é
aproveitado, fazendo com que a tabela periódica seja mais um conteúdo para
memorização.
O resultado mostrou que um aumento significativo no número de
pesquisas no decorrer dos anos e que a área de maior interesse são as das
formas com que os conteúdos são organizados nos livros didáticos e como isso
influencia os alunos no processo de ensino. A Tabela Periódica é um importante
instrumento de trabalho para os químicos e sua construção representa um marco
na história da ciência.
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
De acordo com os autores Godoi, Oliveira e Codognoto (2010), os alunos
apresentam muitas dificuldades em entender como os elementos químicos foram
dispostos na tabela periódica, as propriedades periódicas e aperiódicas, assim
como sua influência na formação das substâncias. Essa dificuldade de
compressão leva os alunos à simples memorização das informações mais
importantes e relevantes. Em geral a abordagem deste tema é essencialmente
conceitual, não havendo a motivação para a contextualização, debates ou
abordagens diferenciadas das tradicionais empregadas há anos.
Em virtude dos fatos mencionados, referentes à dificuldade de abordagens
contextualizadas, percebemos que a falha está entre o ato de contextualizar e o
de trazer exemplos do cotidiano, que contextualização para esse trabalho está
voltada para uma aproximação do ensino de química às relações Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS), assim como ao desenvolvimento histórico dos
conceitos, baseando-se em uma aprendizagem mais complexa. Faz-se importante
ressaltar ainda, o quanto uma abordagem contextualizada é importante para o
ensino, tendo em vista o auxílio aos alunos na construção do conhecimento
científico. No entanto, ainda é comum nos depararmos com posturas tradicionais
e rígidas, principalmente nas áreas de ciências, em particular a de ensino de
química.
Levando-se em consideração os aspectos anteriormente apresentados, o
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto
Química, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, utilizou-se de um
levantamento dos anais de congresso, Encontros Nacionais de Ensino de Química
(ENEQ), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), ao
decorrer dos anos de 2000 até 2016, a fim desta servir como referencial teórico
para uma sequência didática a ser elaborada pelo bolsistas do PIBID de Química.
Com isso, fez-se necessário um levantamento, que foi categorizado de
acordo com as linhas temáticas presentes nos anais do ENEQ. O objetivo
específico do levantamento foi fornecer informações sobre trabalhos publicados
na literatura nacional. O objetivo geral foi oferecer subsídios estratégicos que
possam levar a progressos no ensino e aprendizagem.
A partir dos resultados apresentados é possível identificar a associação da
temática Tabela Periódica às atividades lúdicas, assim como a materiais didáticos
para o ensino de química. Tais associações objetivam fomentar a motivação e o
interesse dos alunos na aprendizagem de ciência e favorecer, assim, o processo
de ensino e aprendizagem. Observa-se, ainda, um aumento significativo das
produções, referentes a temática Tabela Periódica, no decorrer dos anos, sendo
que no ENEQ de 2016 a quantidade de trabalhos é superior às demais edições
dos eventos analisados. As categorias Ensino e Aprendizagem e Materiais
Didáticos foram as que apresentaram a maior quantidade de artigos, sendo
muito úteis como aporte teórico para a construção de novas propostas de ensino
envolvendo a temática Tabela Periódica. Ressalta-se a importância da utilização
de elementos históricos na construção da sequência didática, pois tais elementos
possibilitam aos alunos uma compreensão dos processos históricos que
contribuíram para a construção da tabela periódica conhecida atualmente,
ressaltando a atualidade de sua organização e sua relevância para o
entendimento da química. É uma medida significativa de permitir que o ensino
desse conteúdo possa fornecer aos alunos uma nova forma de enxergar a ciência,
considerando o seu desenvolvimento como um processo de construção.
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
Bibliographic review of papers presented at
ENEQ and ENPEC with the theme periodic
table
ABSTRACT
The present work analyzes qualitatively the thematic Periodic Table in the annals of
congress: National Meeting of Education of Chemistry (ENEQ) and National Meeting of
Research in Education in Sciences (ENPEC), from the years 2000 to 2016. The research
intends to investigate the themes that mobilized the interest of the researchers, so that,
this work, serves as a subsidy in the construction of a didactic sequence, which will be
applied by the students of the Institutional Program of Scholarships to Teaching (PIBID),
Chemistry Subproject, of the Federal Technological University of Paraná, whose activities
are designed to encourage the formation and training of students, through reflection on
pedagogical practice. As categories of analysis of the works surveyed, the thematic lines of
the ENEQ were used, as that most of the analysis material of this research belongs to this
event. From the results it is possible to identify the association of the Periodic Table
theme with play activities, as well as didactic materials for teaching chemistry, aiming the
students' motivation and interest in learning science, which favors the teaching and
learning process .It is also observed a significant increase of productions over the years,
being the 2016 ENEQ edition, the highest in works number.
KEYWORDS: Periodic table. Annals of congresses. Bibliographic survey.
ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
REFERÊNCIAS
BARRETO, G. S. N.; XAVIER, J. L.; SANTOS, J. D.; MESQUITA, N. A. S. História da
ciência nos livros didáticos de química: tabela periódica como objeto de
investigação. Anais do XVIII ENEQ, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e
Tecnológica (SEMTEC). PCN + ensino médio: orientações educacionais
complementares aos parâmetros curriculares nacionais ciências da natureza,
matemática e suas tecnologias. BRASÍLIA: MEC/SEMTEC, 2002.
FLÔR, C. C. História da ciência na educação química: síntese de elementos
transurânicos e extensão da tabela periódica. Anais do XIV ENEQ, 2008.
Godoi, T.A.F.; OLIVEIRA, H.P.M.; CODOGNOTO, L. Tabela Periódica Um Super
Trunfo Para Alunos Do Ensino Fundamento E Médio. Química Nova na Escola, v.
32, n. 1, fev., 2010
SOUZA, L O.; SILVA, D. M.; NETO, J. E. S.; SILVA, F. C. V. O contrato didático na
abordagem das propriedades periódicas dos elementos químicos. Anais do XVII
ENEQ, 2014.
STRATHERN, P. O sonho de Mendeleev: a verdadeira história da química. Rio de
janeiro: JORGE ZAHAR ED., 2002.
TRASSI, R. C. M. ET AL. Tabela periódica interativa: “um estímulo à
compreensão”. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, n. 6, p. 1335-1339, 2001.
Disponível em:
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/2757.
Acesso em: abr. 2015.
Recebido: 29 jul. 2017
Aprovado: 18 dez. 2017
DOI: 10.3895/actio.v3n1.6833
Como citar: RAMOS, L. W. C.; BORGES, L. C. S.; GHIRALDI, T. A.; SUART JÚNIOR, J. B. Levantamento
bibliográfico de trabalhos apresentados no ENEQ e ENPEC com a temática tabela periódica. ACTIO,
Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, out./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em:
XXX.
Correspondência:
Luara Wesley Candeu Ramos
Avenida Minas Gerais, 2000, São Miguel, Apucarana, Paraná, Brasil.
Direito autoral: Este artigo está licenciado sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0
Internacional.