ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2018.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, dentro do contexto de disponibilidade de diferentes
meios desenvolvidos para o ensino da tabela periódica, buscou a pesquisa de
artigos publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ),
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), a partir dos
anos 2000 até 2016, na tentativa de compreender quais temáticas mobilizaram o
interesse dos pesquisadores. Tal levantamento bibliográfico é parte integrante
dos subsídios para a construção de uma sequência didática no interior do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto
Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O PIBID tem, como alguns de seus objetivos, a elevação da qualidade das
ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de
licenciatura das instituições de educação superior e a inserção dos licenciados no
cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração
entre a Educação Superior e a Educação Básica. O Programa visa também
proporcionar aos futuros professores participação em experiências
metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no
processo de ensino e aprendizagem.
A compreensão da Tabela Periódica se torna necessária para aprendizes da
ciência Química, já que a aprendizagem de diversos outros conceitos depende do
conhecimento das propriedades periódicas. Tem-se relatado em pesquisas as
dificuldades enfrentadas no ensino dos temas Tabela Periódica e periodicidade.
Por isso, a importância de se buscar estudar e desenvolver esta temática no
âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência (PIBID), uma vez
que esta temática, pode possibilitar uma compreensão mais reflexiva sobre os
diversos aspectos que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem da
Química.
Na educação em Química, tanto no ensino fundamental quanto no ensino
médio, os estudos sobre a Tabela Periódica são de fundamental importância para
a compreensão dos diversos conceitos químicos. Estes estudos, porém,
geralmente se dão de forma fragmentada. Tais equívocos praticados na educação
em Química sugerem que se faz necessário conhecer melhor a história da
elaboração e reelaboração da Tabela Periódica dos elementos químicos. Tanto no
ensino fundamental e médio quanto na licenciatura, um contato maior com essa
história poderia aumentar a compreensão sobre o “funcionamento” da tabela
bem como sobre a própria história dos elementos (FLÔR, 2008).
Segundo o PCN+ (BRASIL, 2002) uma das possibilidades de se trabalhar a
tabela periódica de um modo mais significativo para os estudantes seria a sua
reconstrução histórica com base nas propriedades macroscópicas, tal como foi
feita por Mendeleev, além da discussão dos elementos e seus compostos com
foco nas propriedades periódicas (SOUZA, 2015).
A tabela periódica tradicional apresenta o nome de cada elemento, o
símbolo do elemento e o número atômico. Atualmente, existem tabelas
periódicas mais completas, que apresentam também propriedades atômicas e
propriedades físicas. Na internet se encontram disponíveis várias formas de
tabela periódica interativa. Considerando todo o desenvolvimento do