A implantação do PIBID de ciências: avaliação em foco

Luiz Alberto Knor King Junior, Luiz Fernando de Carli Lautert

Resumo


O papel da prática docente na formação inicial é amplamente visto como um fator que aproxima os saberes teóricos e acumula saberes experienciais. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na função de inserir os estudantes de licenciatura em seu futuro ambiente de trabalho, coloca-os em situações do cotidiano escolar por meio de ações educacionais e, dessa forma, possibilita uma melhor compreensão da docência. Os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, que participam do programa, atuam no Subprojeto PIBID Ciências. O objetivo do subprojeto é promover a ciência na perspectiva da educação científica e educação ambiental. Para isso, os bolsistas buscam elaborar projetos educativos e mediar espaços de aprendizagem originados na realidade do meio em que estão inseridos. Este trabalho relata os desafios da implantação do programa no Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello, no município de Paranaguá-PR. Os bolsistas utilizaram a metodologia da pesquisa-ação, por meio da aplicação de questionários para uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com a intenção de compreender o que os alunos entendem por avaliação, bem como apresentar estatisticamente as formas que mais despertam a motivação deles, além de verificar como se sentem em dias de avaliação. Dessa forma, com base nos resultados da pesquisa, foi possível desenvolver ações pedagógicas mais significativas para os alunos nas aulas de Ciências e, ao mesmo tempo, vivências que muito valorizam a formação docente.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; PIBID; Avaliação

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v2n2.8811

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr