A transdisciplinaridade na visão de profissionais em educação estudantes do PARFOR
Resumo
Este estudo apresenta reflexões sobre a transdisciplinaridade, proveniente de um processo de formação pedagógica, mais especificamente com estudantes do Plano Nacional de formação de Professores da Educação Básica – PARFOR – organizado pelo Ministério da Educação e ofertado a professores que trabalham na rede pública da educação básica. A transdisciplinaridade, associada ao paradigma da complexidade propõe a religação dos saberes fragmentados e uma comunicação entre a diversidade dos conhecimentos, com base nos princípios essenciais de ética humana, para atingir a consciência integradora, sustentável e universal. Partindo desses pressupostos, o objetivo desse trabalho é analisar o pensamento dos estudantes/professores do PARFOR, sobre a teoria da transdisciplinaridade, no contexto da complexidade, após conhecimento e estudo sobre essa temática. Destacam-se as análises dos saberes docentes dos estudantes/professores do PARFOR, revelando uma contraposição no que se refere à ideia de professores como meros transmissores do conhecimento e de técnicos, pois as produções evidenciaram que são professores com experiências decorrentes dos desafios de ensinar, nas peculiaridades, nas exigências, enfim, na complexidade presente no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação cujos resultados obtidos, por meio de análises das visões dos estudantes sobre a teoria da transdisciplinaridade, foram organizados em um vídeo de curta duração, que foi disponibilizado na rede social YouTube visando difundir esse conceito entre os educadores, propondo-lhes a unidade dos conhecimentos para uma melhor compreensão do mundo presente e assegurando-lhes uma formação docente crítica e com pensamento integrador.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v2n1.7161
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico