A transdisciplinaridade na visão de profissionais em educação estudantes do PARFOR

Neide Mitiyo Shimazaki Tsukamoto, Neusa Nogueira Fialho

Resumo


Este estudo apresenta reflexões sobre a transdisciplinaridade, proveniente de um  processo de formação pedagógica, mais especificamente com estudantes do Plano Nacional de formação de Professores da Educação Básica – PARFOR – organizado pelo Ministério da Educação e ofertado a professores que trabalham na rede pública da educação básica. A transdisciplinaridade, associada ao paradigma da complexidade propõe a religação dos saberes fragmentados e uma comunicação entre a diversidade dos conhecimentos, com base nos princípios essenciais de ética humana, para atingir a consciência integradora, sustentável e universal. Partindo desses pressupostos, o objetivo desse trabalho é analisar o pensamento dos estudantes/professores do PARFOR, sobre a teoria da transdisciplinaridade, no contexto da complexidade, após conhecimento e estudo sobre essa temática. Destacam-se as análises dos saberes docentes dos estudantes/professores do PARFOR, revelando uma contraposição no que se refere à ideia de professores como meros transmissores do conhecimento e de técnicos, pois as produções evidenciaram que são professores com experiências decorrentes dos desafios de ensinar, nas peculiaridades, nas exigências, enfim, na complexidade presente no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação cujos resultados obtidos, por meio de análises das visões dos estudantes sobre a teoria da transdisciplinaridade, foram organizados em um vídeo de curta duração, que foi disponibilizado na rede social YouTube visando difundir esse conceito entre os educadores, propondo-lhes a unidade dos conhecimentos para uma melhor compreensão do mundo presente e assegurando-lhes uma formação docente crítica e com pensamento integrador. 


Palavras-chave


Transdisciplinaridade; Complexidade; PARFOR; YouTube

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DOI: 10.3895/rtr.v2n1.7161

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Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

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