O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo

Camille Bordin Botke Milani, Flávia Dias de Souza

Resumo


O trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino. Investigam-se elementos que denotem o desenvolvimento do pensamento teórico do professor de modo a contribuir para a organização de ações de ensino. Na pesquisa de campo a pesquisadora investigou sua própria prática ao elaborar e desenvolver situações de ensino em uma escola municipal de Curitiba com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizou-se de um processo sistemático de registro de dados por meio da produção de um diário reflexivo, além de registros audiovisuais e escritos das atividades desenvolvidas com os estudantes. A análise se deu por meio da organização de episódios e cenas que buscam revelar indícios do movimento formativo da professora principiante. Os resultados denotam o desenvolvimento do pensamento teórico para a docência e como a investigação da própria prática contribuiu para o desenvolvimento profissional da professora principiante. Revela-se mudança de sentido da professora acerca de elementos necessários à atividade pedagógica.


Palavras-chave


Teoria histórico-cultural; Atividade pedagógica; Professor principiante; Investigação da própria prática

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v2n1.6881

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr