Concepções de ensino em livros didáticos de biologia: um recorte temporal (1923 a 2004)
Resumo
Este artigo apresenta e problematiza uma pesquisa que busca reconhecer as concepções de ensino presentes em autores de livros didáticos de Biologia, considerando as obras publicadas no Brasil entre 1923 e 2004. Foram analisados o enredo de 15 livros, classificando-se as concepções de ensino em técnica, prática e emancipatória. As concepções técnicas dos autores foram identificadas em 10 de 15 dos livros analisados. As concepções emancipatórias prevaleceram em 3 de 15 dos livros. Em 2 entre 15, dos livros os autores apresentaram concepções práticas de ensino. Analisar e conhecer as concepções de ensino é essencial para refletir sobre os projetos pedagógicos presentes nos livros didáticos de Biologia, e assim formar uma visão histórica e pregressa dos princípios vinculados ao ensino de Biologia, desenvolvido por meio do livro didático.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v2n1.6057
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico