Avaliação participativa como forma de descentralização do poder na escola

Luiz Roberto Mafaldo Durgante Júnior, Ana Cristina da Silva Rodrigues

Resumo


O presente trabalho buscou refletir acerca das possibilidades da avaliação participativa como forma de descentralização do poder na escola. Tal reflexão é parte integrante do projeto de pesquisa-ação que promoveu a qualificação dos gestores no município de Alegrete dentro do conceito e do exercício da gestão democrática, a partir de espaços de formação continuada. A pesquisa se desenvolveu a partir do exercício de fomentar uma reflexão nos gestores do município de Alegrete acerca de como eles veem seu ambiente de trabalho e as relações de poder existentes no espaço escolar para que a democratização da escola seja algo possível. Entre as várias categorias elencadas a partir deste processo de pesquisa, a avaliação participativa das instituições destaca-se como elemento significativo e leva a reflexão sobre a avaliação participativa como forma de descentralização do poder na escola.


Palavras-chave


Avaliação participativa; Gestão democrática; Poder

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v7n0.16237

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr