(Com)passos e impasses na aplicação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva no Cefet/RJ, campus Petrópolis

Daphne Holzer Velihovetchi, Rafael Bastos Costa de Oliveira

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar o processo de aplicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no Cefet/RJ campus Petrópolis. De natureza qualitativa e materialista-histórica, a pesquisa adotou a metodologia de Estudo de Caso e o uso das categorias do método para a análise dos dados, sendo elas Contradição, Totalidade e Mediação. Percorreu-se três etapas: bibliográfica, documental e aplicação/análise de entrevistas. Na etapa bibliográfica foram aprofundados os estudos acerca da Educação Especial e a sua representação atual, na perspectiva inclusiva. Na etapa documental identificaram-se os documentos institucionais que são orientadores das práticas educativas, analisando o grau de correspondência com os pressupostos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os sujeitos do Cefet/RJ diretamente envolvidos no processo de aplicação da política pública em estudo, além de dois entrevistados externos à instituição. Um deles atuou na sua elaboração e o outro, na gestão da sua aplicação na Rede Federal de Educação. As conclusões apontam como compassos a atuação satisfatória do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas do campus Petrópolis, bem como impasses do processo. Dentre estes estão a falta de repasses e planejamento específico para o financiamento da Política, além das três barreiras apontadas pelos entrevistados no campus Petrópolis do Cefet/RJ: as acessibilidades arquitetônica, pedagógica e atitudinal.


Palavras-chave


Políticas Educacionais; Educação Especial; Cefet/RJ; Napne; Inclusão

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DOI: 10.3895/rtr.v5n0.12915

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