Política públicas e inclusão na educação profissional: um estudo sobre a implantação dos NAPNES no IFG

Marilene Antonia dos Santos Muniz, Lemuel da Cruz Gandara

Resumo


Neste artigo, investigamos as políticas públicas voltadas para a inclusão de Pessoas com Necessidades Específicas (PNE) na Educação Profissional com foco no processo de implantação e perfil de atuação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNES). Nossa atenção recai sobre o Instituto Federal de Goiás (IFG). Nossa metodologia envolveu as seguintes ações: revisão bibliográfica (teses, dissertações, publicações em sites oficiais, legislação vigente), análise documental (documentos e registros institucionais, dados disponíveis no sistema Visão IFG). O pressuposto inicial é de que os documentos analisados podem oferecer elementos para compreensão e melhoria das práticas inclusivas realizadas na Educação Profissional.


Palavras-chave


Educação profissional; Inclusão educacional; Políticas públicas; NAPNES

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DOI: 10.3895/rtr.v5n0.12895

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