Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019

Rita de Cassia Cunha Ferreira

Resumo


Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou em um conjunto de 24 trabalhos entre teses, dissertações, artigos científicos e glossários técnicos. O material foi organizado em tabelas com informações referentes ao ano de produção, autor, modalidade, tipologia e área de concentração. Foram identificadas quatro categorias de pesquisas: 1) os que tratam de aspecto legais que favorecem a acessibilidade de estudantes surdos ao ensino superior e profissionalizante; 2) estudos de caso, que se estruturam, na maioria das vezes, por entrevistas e que visam identificar as narrativas e demandas dos próprios alunos surdos em suas trajetórias escolares; 3) trabalhos que ampliam a concepção de inclusão para além da sala de aula, como adequação ao ensino à distância e sistemas informacionais, assim como a elaboração de glossários técnicos; e  4) reflexões sobre os limites da prática do intérprete de Libras e da atuação docente como avaliação e estratégias de ensino. Os resultados mostraram que houve um expressivo crescimento de trabalhos sobre o tema nos últimos cinco anos; no entanto, a produção acadêmica ainda é restrita, e sua discussão é de extrema relevância.


Palavras-chave


Educação de surdos; Ensino técnico; Ensino superior; Inclusão escolar

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v7n0.12769

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr