v. 5, n. 1 (2009)

DOI: 10.3895/S1808-044820090001

O Brasil e o mundo vivem um momento delicado em termos de economia e mercado. O nível de produção industrial, em todos os setores,  sofre os efeitos da crise financeira mundial que se agigantou e propagou a partir de setembro de 2008. E isso tem impactado fortemente o nível de emprego na indústria, na agroindústria e nos serviços. Tanto o mercado interno como as exportações têm sido fortemente afetados.

O governo, por sua vez, tem buscado reagir implementando programas, investimentos e fomento em diversos setores que possuem um papel diferenciado em termos de impacto social (principalmente empregos e impostos) e distribuição de renda. A indústria tem sido fortemente incentivada a continuar produzindo e o comércio a continuar vendendo.

Essa crise, por sua vez, exigirá das empresas um aumento da sua capacidade de inovação. E inovação faz-se com conhecimento, que depende fortemente da quantidade e qualidade da informação disponível.
É neste ponto que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio da sua Revista Gestão Industrial, cumpre o seu papel de disseminar informação e conhecimento de alto nível que possa contribuir efetivamente com a melhoria da capacidade das empresas em gerar inovações de produto, serviço, processo, marketing e organizacional.

No presente número, temos artigos que discorrem sobre temas como: metodologias de prospecção, cadeia de fornecimento e logística, técnicas de gestão do Sistema Toyota de Produção, estilos de trabalho em equipe, Comunicação em Projetos, entre outros, aplicados ao ambiente industrial.

Mas temos, também, artigos que apresentam temas aplicáveis ao setor de serviços, como: Produção Enxuta e Gestão de Estoques. Os artigos apresentam casos de micro, pequenas, médias, grandes empresas e redes de cooperação interempresas, demonstrando as possibilidades da Gestão Industrial em todos os portes e arranjos organizacionais.

Dentro do compromisso da universidade com o desenvolvimento socioeconômico, esperamos, com este número, contribuir para que as empresas e o país acelerem o processo de saída da crise e que esta passe a ser, apenas, mais um elemento da nossa história.

Prof. Hélio Gomes de Carvalho, Dr. Eng.

Sumário

Artigos Originais

Marcelo Augusto Oliveira da Justa, Nilson Rodrigues Barreiros
PDF
João Amato Neto, Rita de Cássia Fucci Amato
PDF
Greicy Kelli Spanhol, Neri dos Santos
PDF
Jonas Lucio Maia, Aline Lamon Cerra
PDF
Márcio Botelho da Fonseca Lima, Luiz Bueno da Silva, Ildo Fernandes Gomes
PDF
Fabrício Brollo Dunham, José Vitor Bomtempo
PDF
Letiene de Cássia Garcia, Moacir Pereira, Wislei Riuper Osório
PDF
Lisiane Priscila Selau, Mônica Gisele Pedó, Daniela Santos Senff, Tarcísio Abreu Saurin
PDF
Michel J. Anzanello, Sergio Galindo Falcão, Flávio Sanson Fogliatto, Tiago Pascoal Filomena
PDF
Jair de Oliveira, Edmundo Escrivão Filho
PDF
Lucio Pandolfi Pandolfi Júnior, Wilson Toshiro Nakamura, Diógenes Manoel Leiva Martin, Douglas Dias Bastos
PDF
Robson Luiz Montanari, Luiz Alberto Pilatti
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr