v. 2, n. 4 (2006)

DOI: 10.3895/S1808-044820060004

A área de Engenharia da Produção tem se tornado tão abrangente em seu escopo que merece que se resgate a definição e, porque não, se entenda/esclareça a extensão desta ciência. Segundo o International Institute of Industrial Engineering e a Associação Brasileira de Engenharia de Produção: “Compete a Engenharia da Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrado de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados de matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia”.
Alinhado com tais propósitos e com o intuito de disseminação de conhecimento, este periódico, no quarto número do segundo volume, traz pesquisas na área de Engenharia da Produção, as quais estão disponibilizadas através de artigos científicos.
Pela qualidade e enfoque dos artigos, nesta edição compilados, pode-se conhecer/divulgar o estado da arte, propostas, a forma que pesquisadores e estudiosos têm provido soluções, bem como, quais são os responsáveis por tais investigações.
De que valem as descobertas ou soluções se mantidas nas gavetas ou em segredo? Correm o risco de se tornarem obsoletas ou esquecidas. Compartilhemos então tais conhecimentos!

Professor Rui Francisco Martins Marçal

Sumário

Artigos Originais

Adriana Marotti de Mello, Roberto Marx
PDF
Alexandre Nixon Soratto, Antônio Augusto Morini, Márcia Andréia S. Almeida, Patrícia de Souza Knabben, Gregorio Varvakis
PDF
Célio Gurgel Amorim, Rubens Eugênio Barreto Ramos, Mario Orestes Aguirre González
PDF
Egidio Luiz Furlanetto, Henri Geraldo Malzac Neto, Cleiber Pereira Neves
PDF
Débora Soares, Rogerio Valle, Roquemar Baldam, Telma Ragonezi
PDF
Fernanda Bolzani Petersen, Ângela de Moura Ferreia Danilevicz
PDF
Charbel José Chiappetta Jabbour, Fernando César Almada Santos
PDF
Davidson Passos Mendes, Eliza Helena de Oliveira Echternacht
PDF
Bruno dos Santos Silvestre, Paulo Roberto Tavares Dalcol
PDF
Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, José Luis Duarte Ribeiro, Walmir Rufino da Silva
PDF
Naja Brandão Santana, Ana Elisa Périco, Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto
PDF
Marcelo D. Depexe, Juliana Bonacorso Dorneles, Adolfo C. Figueiredo Costa, Débora de Gois Santos, Luiz Fernando M. Heineck
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr