ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DA ATUALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca da atualidade dos conteúdos abordados nos diferentes currículos dos cursos de graduação em Engenharia de Produção no Brasil. Para tal, foram tomados por base quatro grandes temas considerados transversais e atuais para a formação dos engenheiros em geral e, especialmente, dos engenheiros de produção, sendo eles: Gestão da Inovação, Ética e Responsabilidade Social, Gestão Ambiental e Empreendedorismo. Devido às características próprias do curso de engenharia de produção o artigo procura, ainda, identificar a carga horária média dedicada aos componentes curriculares específicos de administração, procurando compará-la entre as diferentes ênfases. A metodologia utilizada consistiu-se de uma pesquisa às páginas oficiais dos cursos de Engenharia de Produção vigentes no Brasil em 2005. No total, foram pesquisadas 42 instituições e a amostra foi constituída de 48 cursos, tendo em vista que duas instituições de ensino superior possuem mais de uma ênfase, o que representou aproximadamente 25% dos 188 cursos registrados no INEP em 2005. Como resultado da pesquisa, é possível concluir-se que, em geral, os quatro temas selecionados estão sendo tratados de forma muito tímida pelos diferentes cursos que compõem a amostra da presente pesquisa, deixando uma primeira impressão de que os cursos, por meio de suas estruturas curriculares, não estão conseguindo acompanhar a rápida evolução que ocorre com a sociedade em geral e, em especial, com o mercado.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482006000400004
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448