Avaliação química e sensorial de barras de cereais elaboradas com diferentes teores de farinha de yacon (Smallanthus sonchifolius)

Marianne Louise Marinho Mendes, Ingrid Paula de Oliveira Silva, Ana Carla Correia da Silva, André Filipe Lopes de Siqueira, Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias

Resumo


As mudanças no processamento e a crescente exigência do consumidor por alimentos que apresentem, além da alta qualidade sensorial e nutricional, benefícios associados à saúde, fazem surgir a necessidade de novos ingredientes que possam atender a estas exigências do mercado. O interesse mundial na produção da batata yacon, principalmente pelas indústrias alimentícias e farmacêuticas, deve-se ao fato dessa raiz tuberosa ser considerada um alimento funcional, apresentando em sua composição compostos bioativos que oferecem benefícios à saúde. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo utilizar a farinha de yacon como ingrediente na elaboração de barras de cereais. Materiais e métodos: Foram elaboradas três formulações P, F1 e F2, sendo a aveia em flocos da barra padrão (P), substituída em 10% (F1) e 20% (F2) por farinha de yacon. As três formulações foram analisadas quanto à composição química, a aceitação sensorial e a intenção de compra, por meio do pacote estatístico SPSS. Resultados: As barras das formulações F1 e F2 apresentaram propriedades químicas e de aceitação semelhantes as da formulação padrão. A barra com 20 % de farinha de yacon (F2), apresentou redução do valor calórico, aumento nos percentuais do índice de aceitação, quanto aos atributos cor (73,3%) e sabor (72,2%), e maior intenção de compra (76,1%). Conclusão: Portanto, a farinha de yacon pode ser utilizada como ingrediente na formulação de barras de cereais, fornecendo alem de propriedades funcionais, características sensoriais e químicas favoráveis.


Palavras-chave


Alimento funcional; Smallanthus sonchifolius; aceitação; pré-bioticos; farinha.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rebrapa.v9n1.5069

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr