Aceitação sensorial e previsão de demanda de refresco de laranja em pó

Jessica Tan, Flavia Sayuri Miura, Genilso Gomes de Proença, Carla Adriana Pizarro Schmidt, José Airton Azevedo dos Santos

Resumo


Este estudo teve como finalidade a análise e previsão da demanda de refresco em pó, do sabor laranja, utilizando análise de aceitação de mercado do produto e métodos estatísticos de previsão de demanda, para poder assim auxiliar com o planejamento estratégico da cadeia de suprimentos e do controle da produção da fábrica. Os dados históricos da demanda para realização da previsão estatística, formam coletados na empresa produtora de refresco em pó e com o auxílio de softwares foram obtidos os valores previstos para venda nos próximos meses, por meio do método de suavização exponencial tripla multiplicativa. Observou-se forte sazonalidade negativa no período do inverno e tendência de queda na demanda futura. Dessa forma, realizou-se uma avaliação sensorial do produto, em comparação a outras duas marcas comerciais líderes de mercado. Constatou-se que a aceitação de todos os produtos foi menor do que o esperado e que a maioria dos consumidores entrevistados indicaram uma preferência por sucos naturais.


Palavras-chave


Avaliação Sensorial; Preferência do Consumidor; Planejamento e Controle de Produção; Mercado Agroindustrial

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DOI: 10.3895/rbta.v14n1.8116

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